10 informações importantes que a noiva deve compartilhar com os convidados antes do casamento

Há 4 meses

Informações importantes para os convidados

Todo casamento, além de muita emoção, tem regras. E o êxito do seu evento estará justamente no fato de seguí-las ou não. Planejamento, organização e disciplina são alguns dos fatores cruciais para evitar transtornos e equívocos junto aos convidados.

Nesse sentido, vale a pena pensar em um tutorial de instruções a fim de esclarecer o protocolo da festa. Contudo, apesar de estarmos tratando de normas, esse manual pode ser feito de uma maneira bastante pessoal e sutil.

Regras e delicadeza: como fazer o manual de boas maneiras do seu casamento

Com o intuito de aliar doçura e firmeza, a própria noiva deverá informar as regras de seu casório. Assim, o comunicado ficará íntimo e carinhoso, evitando possíveis desconfortos.

Para tal, é possível utilizar diversos e criativos meios. Atualmente, a internet é uma excelente e econômica alternativa para esse fim. Desse modo, o seu manual de casamento tem a possibilidade de ser distribuído nas redes sociais de seus convidados com rapidez e informalidade. O design e a linguagem também podem ser pensados com o objetivo de suavizar a mensagem. E, assim, apresentar um conteúdo leve e bem-humorado.

Entretanto, já pensou em quais tópicos listar nesse tutorial de boas maneiras? Quando se trata de enlaces matrimoniais, os detalhes são muitos, mas alguns temas são primordiais. Para facilitar o seu trabalho, vamos apresentar 10 informações vitais para compartilhar com os seus convidados. Dessa forma, você conseguirá fazer uma lista completa do que abordar a fim de tornar o seu grande dia ainda mais perfeito.

Confira 10 informações essenciais para a noiva dividir com os convidados antes do casamento:

1 - Informar o dress code aos convidados

Dress code

O dress code é um tópico muito importante para a sintonia de sua festa. Especialmente, porque o clima do casório será percebido através dele. Uma celebração na praia, por exemplo, pede trajes leves. Já uma cerimônia tradicional em uma igreja exige roupas formais e pomposas. Assim sendo, deixe claro para seus convidados de casamento que roupa usar. Você já pensou nisso?

2 - Informar da possibilidade ou não de levar acompanhantes

No que se refere à organização de casamento, apesar de delicado, os noivos devem comunicar a possibilidade de cada convidado levar ou não acompanhantes. Esse é um assunto imprescindível, pois refletirá diretamente na infraestrutura do evento. Logo, a informação precisa estar clara e bastante objetiva para não suscitar dúvidas. Neste quesito, seja doce, porém firme.

3 - Informar sobre o site de casamento ou lista de presentes

O site de casamento e a lista de presentes são itens que orientarão bastante os convidados da sua festa. No primeiro, além da história, fotos e depoimentos do casal, será possível acessar dados como o local do evento, bem como deixar mensagens. Do mesmo modo, a lista de presentes vai ser fundamental para identificar as lojas e quais mimos da lista já foram comprados ou não. Portanto, informar sobre esses dois facilitará muito a vida dos seus convidados de casamento e a sua também.

Se você ainda não tem site de casamento, faça o seu site gratuito aqui

4 - Informar o horário da cerimônia

O comparecimento dos convidados no exato horário da cerimônia será crucial para que a festa de casamento comece bem e tenha ritmo. Afinal, atrasos só são permitidos para a noiva. Então, deixe claro a importância da pontualidade e reforce a hora do casório em todo o conteúdo distribuído. Assim, ninguém vai perder um segundo do seu grande dia.

5 - Fazer a confirmação da presença

Confirmação de presença dos convidados

A confirmação da presença é um ponto fundamental para o planejamento da festa de casamento. Dessa forma, a quantidade de convidados terá um número definido e, assim, a infraestrutura do evento conseguirá ser feita a fim de estar impecável. Para tal, é preciso fazer o follow up de todos os nomes, sem exceção.

6 - Informar sobre o cuidado para não atrapalhar o trabalho dos profissionais

Em uma festa de casamento, diversos profissionais trabalham em prol do sonho dos noivos. Garçons, fotógrafos e cinegrafistas, por exemplo, são alguns dos principais personagens que fazem um casório. Por essa razão, é preciso alertar o convidado para que ele não atrapalhe serviços como esses. Pedir registros específicos para os fotógrafos está fora de cogitação, assim como pedidos extravagantes ao garçom.

7 - Se for levar crianças, cuide delas

Se levar crianças cuide delas

Crianças são sempre bem-vindas em casamentos. No entanto, é necessário que os responsáveis fiquem atentos a todos os movimentos de seus pequenos. Até porque monitorar os filhos dos convidados não é tarefa do cerimonial. Por isso, vale a pena, sim, pontuar isso no seu manual. Desse jeito, todos ficarão tranquilos e vão aproveitar o máximo da comemoração.

8 - Reforçar que branco é a cor da noiva

Reforçar que branco é só da noiva

Se existe uma regra básica em enlaces, é a cor do vestido da noiva: branco. Logo, nenhum convidado pode usá-la na festa. Ainda assim, é bom deixar claro que a noiva deve ser a única que usa tal cor na ocasião e mais ninguém. Além de avisar com relação a isso, um dica interessante é sugerir uma paleta de cores para as convidadas de acordo com a tonalidade escolhida para o casório. O que acha?

9 - Deixar claro que convidado não convida

Sem dúvida, a relação com os convidados requer muito jogo de cintura. Contudo, este é mais um ponto que precisa ser tocado ao formalizar o convite. Isso porque a pessoa convidada não deve convidar outros por conta própria - fato que acontece em algumas cerimônias. Por causa disso, a seleção de pessoas presentes na festa de casamento tem que ser restrita somente aos noivos. Então, a fim de evitar situações embaraçosas, reforce mesmo esta norma.

10 - Dizer que a presença deles é muito importante no seu casamento

A presença dos convidados é importante

Enfim, é extremamente delicado enfatizar o quão será essencial a presença de cada um no seu casamento. Afinal, esse vai ser um dia inesquecível para todos os presentes na sua união. Por conta disso, não poupe emoção e expresse todo o seu afeto para quem você escolheu como testemunha de uma data tão significativa.

E então, o que achou deste post? Agora, queremos saber sua opinião sobre o assunto. Compartilhe também as suas dúvidas, planos e ideias por aqui. Aproveite e se inscreva em nossa newsletter. Dessa maneira, você poderá receber antecipadamente os nosso conteúdos exclusivos!

Publicações relacionadas

Vestido para madrinha de casamento

Padrinhos e Convidados - Há 9 meses

Vestido para madrinha de casamento: todas as dicas essenciais para a escolha correta

madrinhas de vestido amarelo

Padrinhos e Convidados - Há mais de 3 anos

Vestido de madrinha amarelo: Sim ou não?

Penteado para madrinha

Padrinhos e Convidados - Há mais de 4 anos

Penteados para madrinha de casamento: confira os estilos mais usados

Comentários