Manual da madrinha de casamento: como ser a madrinha perfeita?

Há mais de 2 anos

Se você foi convidada para ser madrinha de casamento tenha a certeza de que você foi escolhida a dedo e que você é muito especial para a noiva! Pode se considerar no mínimo muito próxima do casal para ganhar o título de madrinha!

Geralmente as madrinhas são amigas (ou primas) muito próximas da noiva e são escolhidas com todo carinho! Saiba como escolher as suas madrinhas nesse post. Mas não basta ser madrinha, tem que participar! Entenda alguns pontos muito importantes no papel de madrinha e assuma o posto com muito orgulho!

Ajudar sempre!

madrinhas devem ajudar sempre

Esta é a chave do papel da madrinha: ajudar sempre! Os noivos normalmente já estão muito atarefados com vários detalhes do grande dia, e é aí que entra a madrinha: ajudar, simplificar e resolver o que estiver ao seu alcance. Mas nada de avançar os limites e sair resolvendo tudo como se fosse a noiva!

Ofereça ajuda (se já não estiver participando dos detalhes), fique por dentro dos desejos da noiva no que te for designado a decidir. Pense no que a noiva não precisa se preocupar, são detalhes pequenos que fazem toda diferença, como por exemplo levar as daminhas e pajens para passar um dia inteiro brincando para interagirem melhor no dia do casamento e não ficarem tão tímidos. Ajude sempre que for preciso e pedido!

Você também vai gostar de ler:

Cor do vestido

cor do vestido das madrinhas

Uma pergunta clássica é qual deve ser a cor do vestido da madrinha? Isso depende muito da noiva. Nos EUA é muito comum que as madrinhas usem a mesma cor de vestido. Aqui no Brasil pode ser que a noiva decida por agir da mesma forma ou até mesmo que ela tenha uma paleta com cores as quais as madrinhas podem escolher.

Caso a noiva não diga nada sobre este detalhe, vale perguntar para a noiva o que ela sugere.  Lembre-se que você possui um lugar de destaque, mas o dia é da noiva! Algumas noivas não gostam e não querem madrinhas de preto então muito cuidado antes de pensar no pretinho básico! Outro detalhe importantíssimo é lembrar que o branco (válido também para o bege) é só da noiva!

Companhia especial

madrinha de casamento companhia especial

Ser madrinha é sinal de que a noiva conta com você! Esteja preparada (e mostre-se disponível) para acompanhá-la a decidir detalhes do casamento. É muito comum a noiva contar com a madrinha como companhia em degustações, fotógrafos, empresas de lembrancinhas e até mesmo ela pode querer a sua opinião no vestido dela (que é sempre mantido em segredo!).

Muitas vezes ter a companhia de uma amiga especial (sem ser mãe e irmã) pode deixá-la mais tranquila e segura de suas escolhas!

Chá de panela

chá de panela com as madrinhas

Uma das funções mais comuns designadas às madrinhas é organizar o chá de panela, chá de lingerie e/ou até mesmo a festa de despedida. Veja qual o estilo da noiva e o que ela espera (ou deseja), se um chá bar, se um chá de panela, chá de lingerie ou festa de despedida. Algumas noivas são mais tímidas e não querem nada muito agitado para despedida de solteira. Se você ainda não sabe como organizar um chá de panela veja aqui.

Outras já querem aproveitar e festejar até o último momento antes do casamento. Outras podem preferir organizar o chá bar junto com os amigos dos noivos, acontecendo o chá de panela para as amigas da noiva e o chá bar para os amigos do noivo. Tudo dependerá do perfil da noiva. Mas uma coisa é fato: entre tantos detalhes do grande dia a serem resolvidos, ela não deve (e não pode) se preocupar em organizar mais uma festividade, isso é papel da madrinha!

Presentes

presentes de casamento

Existe uma tradição de que os padrinhos e madrinhas dão os melhores presentes para os noivos. Porém não significa que isso seja uma regra. Se você tiver condições financeiras de dar um presente melhor e com maior durabilidade, ótimo! Se não for este o caso, não precisa se endividar por causa disso. O importante é acompanhar a vida dos noivos antes e depois do casamento, aconselhar, dar apoio e estar presente sempre!

No dia!

madrinhas no dia do casamento

Chegou o grande dia tão esperado por todos! As emoções estão a flor da pele e sem dúvida alguma, com a noiva não é diferente! Se você for escolhida para passar o dia com ela, prepare-se para descontrair e relaxar a noiva! Será um dia de muitas lembranças, ansiedade e muitas lágrimas! Mas cuidado com a maquiagem!

Um outro detalhe importante ligado ao dia do casamento e a madrinha é dizer que você também é muito esperada, então, nada de se atrasar e deixar a noiva esperando por você para poder entrar! Quando acabar a cerimônia procure saber onde será o local das fotos e esteja a disposição enquanto for necessário.

Aproveite a festa ao máximo, tire foto com a família e convidados, mas cuidado para não ser muito intromissiva e não ficar deselegante. Falando em elegância, mantenha a linha e não perca a classe bebendo demais. Procure intercalar bebida alcoólica com copos de água e alimente-se bem.

Preocupe-se com a noiva, veja se ela está só conversando com os convidados ou se está curtindo a festa também. Ela será muito requisitada neste dia, e esquecer de se alimentar é um fator muito comum. Se o cerimonial já não estiver encarregado de se preocupar em cuidar da noiva, este será um papel de destaque para você!

Fechamento

Se você acha que quando acaba a festa já está tudo resolvido, está muito enganada! É preciso “fechar a festa” e acertar alguns detalhes com o Buffet (como quebras e sobras), e alguns fornecedores que possam ter feito algumas horas extras.

Os noivos normalmente vão embora antes da festa acabar (ou não, alguns ficam até o final!) mas não deixe o fechamento para que seja feito pelos noivos, ofereça (de novo) ajuda para isso! Converse com a noiva e com o cerimonial e seja um ponto de apoio para o cerimonial, se a noiva autorizar, claro.

Depois

E depois da festa? Acabou? Não! Os noivos irão para a lua de mel, levá-los ao aeroporto pode ser uma forma carinhosa de ajudar e de fazer com que eles se preocupem só com as malas! E depois da lua de mel, continue presente e próxima da noiva e do casal, dividindo e participando da vida de casado deles!

Preparar tudo para o grande dia não é tarefa fácil e por isso a noiva escolheu você para estar junto dela neste momento tão especial! Esteja preparada para dar apoio, conselhos, dar opiniões e ser o braço direito dela e ajudá-la no que for preciso antes, durante ou depois do casamento!

Gostou das dicas de hoje? Assine nossa newsletter (No campo logo no final da lateral esquerda do site) e fique por dentro de muito mais!

Imagens via Rebecca Pfeifer / Coreyann Photography / Bridal Musings / Bride Box / Pinterest 

Publicações relacionadas

Penteado para casamento no campo madrinhas

Padrinhos e Convidados - Há quase 2 anos

Penteado para casamento no campo: 12 estilos para as madrinhas arrasarem

vestidos para madrinhas grávidas

Padrinhos e Convidados - Há mais de 3 anos

8 modelos de vestidos para madrinhas grávidas

vestidos de madrinha de casamento

Padrinhos e Convidados - Há mais de 4 anos

Vestidos de madrinha de casamento: 8 modelos para deixar você linda!

Comentários