Mini Guia: Como escolher o buquê de noiva perfeito!

Há aproximadamente 3 anos

como escolher o buquê de noiva perfeito

A imagem de uma noiva é sempre emblemática. Todos os detalhes são pensados com a intenção de que ela fique especialmente linda. Ser uma noiva está diretamente relacionado a um ideal de beleza, felicidade, praticamente uma concretização de um sonho.

Por essa razão, principalmente, as tradicionais trazem em sua composição elementos e alusões às histórias de princesas ou contos de fadas, a exemplo de certos modelos de vestidos, coroas, luvas e buquês. Desses elementos, o buquê de noiva é um dos mais queridos. Por isso, pensar nele é um dos pontos importantes quando se organiza um casamento. Já sabe qual vai ser o seu?

Pois, a partir de agora, vamos te ensinar a escolher o buquê conforme seu perfil e contexto da festa. Todavia, antes de tudo, evite deixar  essa decisão para a última hora. De forma alguma, use as mesmas flores da decoração - as do buquê devem ser exclusivas. E a sua personalidade precisa ser considerada um dos critérios relevantes, pois as flores devem estar em total sintonia com a noiva, sendo quase uma extensão da mesma. Dito isso, a seguir, preparamos 5 tópicos que vão te ajudar a fazer uma melhor escolha. Vamos em frente!

Eleja as flores conforme a estação do ano

A primeira referência ao selecionar as flores do buquê de noiva é a estação do ano na qual vai ocorrer o casamento. Isto porque as flores de época são as melhores, pois são viçosas, fáceis de encontrar e ainda têm um preço justo.

Cada estação do ano possui sua variedade inconfundível de flores, mas algumas - especialmente no Brasil - estão presentes nos 12 meses do ano. Diante disso, vamos te apresentar em qual estação são encontrados algumas das mais usadas em casamentos.

  • Buquê de noiva para o verão

    Nessa estação, as flores mais comuns são: gérbera, rosa, flor-de-lis, bromélia, amarílis, cravo, papoula, lírio, orquídea (nas espécies phalaenopsis, demphale e cherry), gypsophila (mosquitinho), hortênsia e magnólia. Dica: use cores vibrantes acompanhadas de ramos verdes e arranjos soltos, que transmitem leveza e frescor.

    buquê para o verão

  • Buquê de noiva para o outono 

    No decorrer desse período do ano, são frequentes: orquídea, flor-de-maio, azaleia, rabo-de-gato, gérbera, margaridinha, áster, papoula, íris, petúnia, gypsophila (mosquitinho), cáspia, tango, tulipa, angélica, crisântemo, rosa, gérbera e margarida. Aqui, existe a chance de fazer combinações belíssimas com essas variedades próprias do outono, a exemplo da áster, cáspia e gérbera. O resultado fica lindo!

buque de noiva para outono

  • Buquê de noiva para o inverno

    Com o clima frio, temos: tulipa, angélica, begônia, goivo, orquídea, gardênia, íris, açucena, frésia, anêmona, gérbera, verbena, boca-de-leão, copo-de-leite, crisântemo, sempre-viva, gypsophila (mosquitinho), angélica e petúnia. No inverno, há possibilidades de fusões lindas, juntando a frésia, verbena e sempre-viva, por exemplo. Além da exclusividade das tulipas - que não são regulares durante o resto do ano.

tulipa

  • Buquê de noiva para a primavera

     Na estação das flores, podemos usar: violeta, narciso, bromélia, copo de leite, frésia, lírios, boca-de-leão, crisântemo, petúnia, copo-de-leite, rosa, gypsophila (mosquitinho), margarida, jasmin, orquídea, cravo, calla, hortênsia e lisianthus. Através da variedade da primavera, é possível desde uma linha conservadora de buquê até as modernas, com flores de caule longo, tal qual a copo-de-leite.

    Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre as flores, Baixe aqui o eBook sobre os tipos de flores em cada estação do ano.

Entenda os significados das cores de um buquê de noiva

Uma vez que você já sabe quais flores estarão disponíveis na ocasião de seu casamento, é a hora de definir as cores que farão parte do seu buquê. Cada cor  tem um significado adequado ao momento e personalidade da noiva. Portanto, aprenda o que elas expressam.

  • Buquê de noiva amarelo

     Por meio dessa tonalidade, a noiva conseguirá levar alegria e realização de estar casando para a cerimônia. Sentimentos leves e renovação de vida tem tudo a ver com essa cor.

  • Buque de noiva vermelho

     Essa é uma cor que inspira paixão, amor profundo e intenso. A noiva que o escolhe é uma pessoa, geralmente, passional e vive seu amor energicamente.

    buquê de noiva vermelho

  • Buquê de noiva laranja

     As flores nessa cor traduzem o sentimento de satisfação, júbilo, fascínio e encantamento - próprios de quem  está realizando seu casamento. Esta é uma ótima alternativa para as noivas sonhadoras.

  • Buquê de noiva rosa

    Esse tom de buquê leva à ocasião uma atmosfera de poesia, delicadeza e romantismo. Típica escolha das noivas idealistas.

    buquê de noiva rosa

  • Buquê de noiva azul

     Flores azuis transmitem sentimentos essenciais em uma vida a dois - harmonia, lealdade e frescor, um caminho interessante em se tratando de uma noiva um pouco mais madura.

  • Buquê de noiva branco

     Lealdade, sinceridade e um amor muito forte são os significados de flores dessa cor. Um buquê na cor branca sempre é elegante. Se a noiva tiver um estilo clássico, é a cor perfeita.

  • Buquê de noiva verde

     Com esse tom, você conseguirá expressar equilíbrio e esperança - indispensáveis quando se trata de um casamento. Uma noiva cujo gênero passeia pelo  zen ou místico é capaz de se identificar bastante.

Além dos significados, vale a pena que a cor do buquê converse com a maquiagem usada pela noiva. Assim, o conjunto estará alinhado!

Ajuste os formatos de Buquê ao seu tipo físico

Assim como nos vestidos, fique atenta a sua forma física no momento de escolher o formato de buquê de noiva. Mulheres altas, baixas, magras ou acima do peso reúnem características distintas e, logo, é necessário observar o que vai ser favorável para você.

  • Buquê de noiva redondo grande

Esta alternativa é volumosa, tem formato redondo e - geralmente - é composta por flores e ramos diversos. Esse buquê é levado  por uma noiva que deve ser alta/magra ou baixa/magra. Mulheres acima do peso não podem usá-lo.

  • Buquê de noiva redondo pequeno

O buquê de noiva redondo pequeno tem as mesmas características do anterior, porém em um tamanho menor. Ele é indicado para a noiva que for baixa/magra. Em relação às demais constituições físicas, não é aconselhado.

  • Buquê de noiva cascata pequena e média

O formato de buquê cascata é aquele no qual as flores são arrumadas a fim de criar um movimento de queda, parecendo uma cascata realmente. A princesa Kate Middleton também usou um desse. Você lembra? Normalmente, fica bem em todas as espécies de noiva, exceto a que for  baixa/acima do peso.

  • Buquê de noiva cascata longa

O buquê cascata longa é semelhante ao anterior só que é maior e mais volumoso. A recomendação de uso é apropriada às mulheres altas. Ou seja, o padrão da noiva que optar por ele tem que ser alta/magra ou alta/acima do peso. Em consequência disso, não é adequado às baixinhas.

cascata

  • Buquê de noiva braçada

O buquê braçada é desafiador por ser comprido e apoiado no braço, requer imponência. Nele, é habitual o uso de lírios, tulipas, copos-de-leite  (flores de caule longo) e um volume significativo na copa. A recomendação  é exclusiva para noivas altas, com o seguinte físico: alta/magra ou alta/acima do peso.

  • Buquê de noiva feixe

Essa variação de buquê é moderna e bem arrojada. É  feita com flores de caules longos (cerca de 30cm) e  copa robusta a fim de criar o formato de feixe. Por esse motivo, não é indicado para noivas baixas. O biotipo ideal é de uma mulher alta/magra ou alta/acima do peso.

  • Buquê composto

O buquê composto reúne diversas pétalas ao redor de um botão, como uma grande flor mesmo. Visualmente, lembra o formato redondo grande, ou seja: o padrão da noiva para este é alta/magra ou baixa/magra.

buquê misto

  • Buquê de noiva flor única

Na verdade, não se trata exatamente de um buquê por ser formado apenas de uma flor, contudo, tem sido uma grande tendência. Foi, inclusive, a preferida da atriz Juliana Paes. Neste caso, o correto é ser usado por uma noiva alta/magra ou baixa/magra.

Buquê de noiva para casamento diurno e noturno

O horário da cerimônia também é um dos parâmetros usados em prol da escolha do buquê. Pela manhã até o fim da tarde, prevalecem cores leves, arranjos soltos e pouco acabamento. Rústicos e artesanais são uma boa pedida, mas em tamanho pequeno ou médio.

O formato redondo é um dos recomendados. Em paralelo, se o casamento for realizado à noite, o buquê pode seguir uma linha sofisticada. Invista em um mix de flores diferentes, exuberantes e nobres. Neste caso, os formatos cascata e redondo são excelentes opções.

Leve em consideração o estilo do seu vestido de noiva

O vestido deve ser levado em consideração ao pensar no buquê de noiva. Se o seu vestido for  moderno ou curto, opte por buquês menores, tal qual o redondo pequeno ou o cascata pequeno/médio. No entanto, se a sua opção for por um evasê, império, sereia ou princesa,  pense em uma versão rebuscada. Tais quais: o cascata em todas as suas versões, redondo nos seus variados tamanhos ou o feixe. Nos modelos tomara que caia, o braçada fica elegante e charmoso, bem como a flor única - em se tratando de uma noiva ousada. O segredo dessa combinação é o equilíbrio.

Enfim, vale ressaltar que, com a finalidade de escolher o seu buquê de noiva, você fará uma avaliação baseada nessas variáveis citadas acima e não apenas em uma, isoladamente. As etapas deste pequeno estudo que fizemos começa com as flores disponíveis ao longo do ano, passa pelo significado das cores, formatos em relação às características físicas, período dia e modelo de vestido. Assim, buscamos te conduzir a um processo gradativo e fácil.

E então, o que achou deste post? Comente, compartilhe suas impressões, dúvidas e ideias aqui embaixo. Combinado? Aproveite e receba conteúdos exclusivos através de nossa newsletter. Inscreva-se!

Abraço!

Imagens via Elizabeth Anne Designs / Flowers 24 hours / Bitsy Bride / Bridal Musings

Publicações relacionadas

bouquet de noiva

Buquê - Há mais de 5 anos

Buquês tradicionais aos mais ousados: confira 12 novas tendências

mosquitinhos

Buquê - Há mais de 5 anos

Buquê de flores mosquitinhos: Lindos românticos e delicados

buquê de noiva ideal

Buquê - Há mais de 4 anos

5 dicas para escolher o buquê de noiva ideal

Comentários