Mini wedding: saiba como fazer uma festa pequena e charmosa!

Há aproximadamente 3 anos

mini wedding: saiba como fazer uma festa pequena e charmosa

O mini wedding é a opção perfeita para quem busca um casamento intimista. A principal proposta desse formato é reunir família e amigos íntimos em uma celebração de amor, aproveitando plenamente a companhia de todos os convidados.

Com foco nos detalhes e bastante personalização, este é um caminho de quem busca realizar menos um mega evento e mais um momento lindo e inesquecível. Neste caso, a qualidade se sobrepõe à quantidade. Uma perspectiva nova e distinta que está se tornando um forte tendência. Você já pensou em casar desse jeito?

Sobre os mini weddings, é importante dizer que eles nem sempre são sinônimos de um orçamento menor. Apesar de ser essa a primeira ideia de quem ouve falar do assunto. É claro que - muitas vezes - acaba tendo um preço inferior ao de um evento tradicional, sobretudo quando falamos de custos associados ao volume de pessoas.

mini wedding

No entanto, isso é muito relativo, uma vez que o nível e exigência de alguns itens podem ser bastante onerosos. Principalmente se os noivos mantiverem um padrão de fornecedores alto - o que resulta em um montante bem similar ao de um casamento grande.

Portanto, fique atenta, pois valores baixos não são uma das características inerentes a esse tipo de casório. Como qualquer modelo de cerimônia, apenas as suas decisões sobre a verba disponível determinarão quanto será gasto, afinal.

Diante dessa breve explicação, vamos agora aos principais elementos para a realização de um mini wedding perfeito. Lista de convidados, local, decoração, trajes do noivo e da noiva, o que servir e as lembrancinhas são os tópicos que iremos abordar.

A nossa intenção é esclarecer as suas principais dúvidas sobre essa linha de casamento. Pois bem, se esse for o seu perfil, vem com a gente e saiba tudo sobre os mini casamentos agora!

Confira os principais itens para você fazer um mini wedding charmoso e inesquecível!

Passo 1 - Lista de casamento: quem convidar para um mini wedding?

Um dos critérios de um mini wedding é quantidade de convidados, até 100, no máximo. Na verdade, esse é o seu principal atributo, pois trata-se de um evento com poucos, clima particular e reservado. O seu charme é justamente esse. Então, a primeira missão a ser cumprida é fazer uma lista com as pessoas que você gostaria de convidar. Pense em todos, sem restrições.

quem convidar

A partir dela, faça uma redução a fim de que chegue a um número coerente de nomes para um casamento desta proporção. Nesse processo, use alguns critérios. A seleção das pessoas, além da família (é claro), deve ser por amigos que são muito íntimos, tiveram participação ou acompanharam a história do casal. Quanto mais próximos, melhor!

Passo 2 - Mini wedding: qual é o melhor local para a cerimônia / festa?

Como sinalizamos acima, o mini wedding é uma celebração reservada. O tipo de ocasião que deve ter a cara dos noivos, com referências ao casal em cada minúcia e, por isso,é primordial seguir o mesmo caminho na escolha do local. Pense em lugares que têm alguma relação com a sua jornada amorosa: um restaurante, um sítio, praia (um destination wedding, inclusive!) ou até mesmo algo inusitado.

local ideal para cerimônia de um mini wedding

Sim: em se tratando de mini wedding não há limites. Se a dupla for aficionada por arte, por exemplo, por que não fazer os festejos em um museu? Tudo é permitido. A prioridade, nesta questão, é que esse espaço seja um reflexo de vocês. Outras alternativas tão interessantes quanto essas são: a casa de um dos dois ou o salão de festas do condomínio. E lembre-se: o melhor local  será aquele que tiver um significado especial para os noivos.

Leia mais sobre mini wedding:

Passo 3 - Decoração com personalidade: qual é o diferencial do mini wedding?

Quando pensamos em decorações apropriadas a um mini wedding, imaginamos uma lista menor de coisas para providenciar. Mas neste caso, é imprescindível que a sua perspectiva  seja um pouco diferente. Primeiro, por ser um mini casamento, a decoração não é obrigatoriamente minimalista.

decoração mini wedding

A decisão sobre o tipo de décor, mais uma vez, deve estar relacionada à personalidade dos noivos. Qual tema você quer? Que estilo imagina? Qual atmosfera deseja no seu grande dia? Tudo isso: temas, cores e identidade visual vai seguir como em qualquer outro tipo de casamento. Mas alguns aspectos, sim, valem a pena ser anotados.

mini wedding decoração

Neste caso, o imprescindível é praticar a customização ao máximo, implementando no cenário sinais relevantes sobre o casal. Desse modo, todos vão identificar fatos e peculiaridades típicas de vocês no espaço escolhido. É uma maneira divertida de interação que dará ainda mais um tom de intimidade à ocasião. Outra proposta é utilizar artigos DIY (Do it Yourself, do inglês faça você mesmo) com o intuito de proporcionar mais pessoalidade a sua comemoração. Chamar a família e os amigos para colaborar, antes da festa, será bastante divertido também.

decoração

Passo 4 - Mini wedding: com que roupa eu vou?

Igualmente, para o traje dos noivos não há um regra. O perfil de vocês precisa ser levado em conta, mas com muito bom senso. Veja bem, se o seu mini wedding for em um espaço informal, é sensato que as opções sigam pelo caminho da suavidade. Concorda? Por essa razão, fuja das alternativas exuberantes.

Tecidos como a renda, organza ou com alguma textura são boas escolhas com a finalidade de obter um caimento leve. Invista em acessórios, bem como ouse por meio de vestidos coloridos ou até mesmo um sinal de cor na indumentária, cuja função será quebrar a monotonia do branco, a exemplo de cintos e sapatos.

trajes para o mini wedding

Já o noivo pode optar por um tênis ao invés do costumeiro sapato social, como também usar suspensórios, gravatas borboletas coloridas ou estampadas no intuito de fugir do óbvio. Cores em tons pastéis para as blusas são interessantes, particularmente se o blazer contrapor com uma tonalidade mais encorpada. Em  relação à roupa dele, ainda há a possibilidade de vestir calças curtas em um look total white, como fez o cantor Di Ferrero, que recentemente se casou com a top Isabeli Fontana. O resultado ficou incrível!

Além disso, quando um casamento diferente do tradicional é planejado, é essencial pensar fora da caixa. Que tal se inspirar em uma tendência específica? De repente, adotar um style vintage, rock and roll ou mesmo hippie seja uma boa solução  - mas sempre reflita sobre o que tem a ver com vocês. Neste tipo de cerimônia, fique despreocupada com relação às formalidades. Deixe a criatividade à vontade!

Passo 5 - Menu: O que servir em um mini wedding?

Além das diretrizes comuns a todo casamento, o cardápio do mini wedding segue em sintonia com o mote da festa: familiaridade. Isso quer dizer que a definição dos pratos terá a mesma lógica da decoração: selecione comidas que retratem, de algum modo, a trajetória de vocês. Nesse contexto, prefira coquetéis, saladas, frios e doces gourmet.

o que servir em um mini wedding

Deixe o bolo e os doces dispostos em uma mesa, assim como os petiscos salgados com o objetivo de que os próprios convidados se sirvam. Melhor impossível. Com relação ao prato principal, use garçons se optar pelo modelo finger food, mas se preferir o esquema self-service, simplesmente disponibilize a refeição em uma mesa. Além disso, ofereça variedades de menus que sejam adequados ao paladar de todos os presentes.

Passo 6 - As lembrancinhas do mini wedding: delicadeza e simplicidade

As lembrancinhas de casamento são um dos pontos altos desse dia tão mágico, não é verdade? Elas serão as recordações dessa data e, sendo assim, marcantes para todos: noivos, famílias e amigos. Isto posto, mais uma vez, capriche nos pormenores. O diferencial estará aí! Torne esse item pessoal ao máximo.

lembrancinhas para mini wedding

De preferência, faça tudo por meio do DIY ou aplique à lembrancinha algo feito dessa forma. Balas enroladas em maçãs de papel, aromatizadores, garrafinhas de azeite, mini garrafas de bebidas e doces no pote são algumas das excelentes opções possíveis. Neste quesito, pense em ser simples, mas extremamente cuidadosa nas minúcias. O propósito é que os convidados levem um pouquinho do amor de vocês nessa lembrança.

suspiros como lembrancinhas

Bem, com esses tópicos acima, será mais descomplicado planejar e executar o seu mini wedding com tranquilidade, sem medo de errar. 

A diferença é que seu tamanho é menor por ser intimista, dedicado a poucos e com sua essência nos detalhes. Em consequência disso, a vibe de um evento como esse é o de casa cheia e informalidade. O mini wedding é a alternativa ideal se  você gosta de uma festa com aconchego, olho no olho e uma boa conversa.

Acreditamos que depois do que foi explicado, você já consegue se imaginar em um mini casamento, não é mesmo? A decisão está em suas mão. De agora em diante, é com você, mas estamos aqui para qualquer coisa.

Ficou empolgada? Comente, compartilhe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo, no blog. Esperamos que você tenha gostado deste post. Vamos conversando, certo? Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos novos e exclusivos. Assim, fique por dentro de tudo sobre o universo dos casamentos!

Imagens via Encanto Fotográfico

Tá procurando profissionais confiáveis para sua festa?

Confira aqui diversos fornecedores e escolha os seus agora!

Publicações relacionadas

iluminação de casamento

Casamento - Há mais de 4 anos

6 dicas importantes sobre iluminação de casamento que você deve saber

casamento havaiano

Temática - Há mais de 5 anos

Festa havaiana: 6 coisas que você precisa saber para o grande dia

casamento vintage

Temática - Há mais de 5 anos

Estilo vintage: lindas inspirações para o seu casamento

Comentários