Vestidos para daminhas: 14 modelos para deixar sua daminha deslumbrante!

Há quase 5 anos

daminha de honra

A noiva é a estrela principal do casamento, mas as damas de honra também têm um papel fundamental na realização do sonho de um casamento perfeito. Escolher um vestido de dama de honra pode parecer tarefa fácil, afinal o mercado tem modelos belíssimos, mas é preciso estar atento a uma série de fatores para não errar.

O primeiro fator a ser levado em conta é que a daminha não é uma mini noiva, portanto não é adequado que o vestido seja uma replica. O vestido da noiva é único e especial. O modelo do vestido da daminha deve estar e harmonia com o vestido da noiva, mas não necessariamente igual ou combinando basta seguirem o mesmo estilo.

Os vestidos para daminhas devem estar em harmonia mesmo com a decoração e as cores da festa. Portanto, o estilo dos noivos e do casamento define como será o vestido da daminha de honra, se a decoração do casamento for em um estilo romântico não tem porque o vestido seguir uma tendência mais moderna.

Outro fator importante é a cor do vestido. Vestidos coloridos estão na moda, sobretudo para daminhas maiores, mas também pode ser considerado em dama de honra crianças. Aliás é importante ressaltar que se no seu casamento tiver mais de uma daminha e as idades forem distantes os vestidos não precisam ser idênticos, basta que conversem entre si.

Mas, voltando a questão da cor dos vestidos para daminhas, como o branco é, ou pelo menos devia ser exclusividade da noiva, dar cor aos vestidos das daminhas é uma ótima pedida, seja no vestido inteiro ou apenas em alguns detalhes, um bom caminho é combinar com a decoração da festa.

Além disso, o modelo, a cor e o tecido do vestido variam sim de acordo com a hora e local da festa e da cerimônia. Um vestido rodado, com muitos babados e cheio de brilho definitivamente não combina com um casamento no campo durante o dia.

Para não errar vale seguir essa regrinha básica: para a noite de preferência a tecidos nobres, com ou sem brilho, estes são as melhores opções.

Para a estilista Julia “Se o casal for moderno, provavelmente o look das daminhas também será. E o brilho, por exemplo, já está sendo usado tanto durante o dia como à noite”. Mas, para a estilista Daniela Tonetti, é importante que a noiva esteja atenta ao horário e local da festa. “À noite os tecidos nobres são as melhores opções. De manhã ou à tarde, os vestidos com tecidos leves são mais adequados”, diz.  Embora um pouco de brilho já esteja liberado para usar durante o dia.

Outro ponto a ser observado é o tempo preciso para a escolha do vestido, pois se a noiva optar por alugar o vestido, a peça pode ser escolhida com mais ou menos dois meses de antecedência, e fique de olho nas provas, faça ao menos duas provas e verifique bem as medidas, o comprimento e o ajuste.

Por outro lado, se a idéia é fazer um vestido, comece a pensar no modelo com no mínimo quatro meses antes do casamento, pois é necessário ver amostras de cores e tecidos e alguns modelos concluídos para se inspirar. Se deixar para escolher muito em cima além de ficar sujeita a muito stress e correria corre-se o risco de não conseguir o vestido como havia imaginado.

Por fim, vamos falar um pouco sobre as últimas tendências para vestidos de damas de casamento e entre as novidades estão vestidos estampados e alegres, sobre tudo com estampas florais. Podem ser usados tanto por damas crianças quanto por damas maiores e combinam principalmente com casamentos durante o dia e ao ar livre.

Embora muita gente considere tradição escolher o vestido da dama de honra em um tom próximo ou até mesmo no mesmo tom do vestido da noiva, escolher modelos coloridos ou estampados para as crianças pode parecer muito ousado, mas é mais alegre e muito mais divertido.

Vestido colorido para daminha

No caso das estampas, ela pode compor o vestido inteiro ou estar presente somente em alguns detalhes do vestido. Estampas florais estão com tudo e as mais delicadas são uma ótima opção para quem não quer ousar muito ou quer prezar pelo romantismo.

As estampas de bolinha combinam muito com estilo vintage, mas existem no mercado opções super sofisticadas que ficam bem em diversos temas.

Mas as cores e estampas também podem ser inseridas apenas nos detalhes como fitas em cores vivas ou brilhantes, aplicações de flores, laços e pedrarias.Para não errar a dica é sempre combinar os vestidos para daminhas com a paleta de cores do casamento.

Outra tendência que chega com tudo em 2014 são as de vestidos color block caracterizados pela parte de cima de uma cor (principalmente branco) e a saia de outra. Pode ficar lindo, mas é preciso cuidado para que a cor das saias estejam de acordo com a paleta de cores do seu casamento, para evitar esse erro escolha cores complementares.

A renda continua sendo essencial e uma ótima escolha para casamentos românticos, sejam noturnos ou diurnos, mas para um efeito bacana a tendência tem sido utilizar cores nude ou neutras, mas você pode também apostar em cores energéticas, sobretudo se quiser que o vestido branco se destaque ainda mais.

Outra ideia bacana é o efeito degradê. A ideia é selecionar uma cor e variar os tons (do mais claro ao mais escuro) entre as daminhas. E no que diz respeito a modelagem propriamente dita os decotes assimétricos e as saias de comprimentos menores estão com tudo em 2014. Aposte nestas tendências, sobretudo em casamentos diurnos.

Cores vivas, como o fúcsia, amarelo e até mesmo o vermelho também estão ganhando cada dia mais adeptos, mas uma cor que chegou com tudo é o azul marinho. Este é considerado um dos tons mais elegantes, clássicos e vanguardistas, além de combinar com várias cores, fica bem em daminhas de todas as idades e é super charmoso.

Aqui temos mais uma vez a opção de deixar a cor em apenas algumas partes ou detalhes do vestido, mas também existe a possibilidade de escolher vestidos inteirinhos coloridos, e nesse caso o ideal é apostar em modelos com drapeados, com volumes e texturas, que dão um ar mais atual e deixam a criança com “cara de criança”.

Outros detalhes importantes que devem ser observados:

Na hora de escolher o tecido dos vestidos leve em consideração a época do casamento, para o inverno prefira tecidos mais encorpados como tafetá ou veludo. Mas, no verão ou em cidades de clima quentes prefira tecidos como algodão, renda ou organza.

Segundo estilistas os melhores tecidos para os vestidos de damas de honra, são shantung de seda, os cetins e as organzas de seda, por serem tecidos macios e com bom caimento. Alguns tecidos, como os de fibras sintéticas, por exemplo, podem prejudicar o caimento e incomodar as crianças.

Vestidos com saia de tule ainda são muito usados e costumam ficar lindos por deixarem a saia bem rodada, mas é preciso tomar cuidado, a saia deve ter um forro macio para não “pinicar” a daminha e causar incomodo na hora do casamento.

Além disso, se o casamento for no período de inverno, deve-se investir modelos e tecidos mais quentinhos. Uma opção é usar um casaco que imite pele por cima do vestido (nesse caso o branco é uma boa opção) ou mesmo um bolero que faça parte da modelagem do tecido, e não se esqueça da meia calça que ajuda a aquecer mais ainda a daminha.

Os sapatos das daminhas podem combinar com a cor do vestido ou dos detalhes e é muito importante que sejam confortáveis. Para enfeite de cabelos de preferência a acessórios simples como tiaras de tecido, guirlanda de flores, botões de mini rosa, fitas e laços prendendo cabelos longos e fivelas delicadas.

Se as suas damas de honra não forem mais crianças uma boa opção é todas usando o mesmo modelo de vestido, mas em tons diferentes (mas que estejam em harmonia com as cores da decoração) ou até modelos diferentes, mas cores iguais. Isso da um ar mais maduro para as roupas das damas de honra e é ideal para damas adultas. As amigas da noiva costumam ficar satisfeitas com a última opção.

Esta moda de damas de honra adultas (normalmente amigas da noiva) é muito comum nos Estados Unidos, e agora está chegando ao Brasil e conquistando o coração de muitas noivas. Lá fora o tradicional é que as damas de honra adultas usem vestidos totalmente iguais. Mas você não precisa seguir esta tradição a risca, escolha o que melhor combinar com seu estilo e o de suas amigas.

Abaixo estão 14 lindos modelos para servir de inspiração na difícil escolha do vestido perfeito para sua daminha de honra:

Confira nossa seleção de vestidos para daminhas

1 - Vestido para daminha no tom bege

Vestido para daminha no tom bege

2 - Vestido para daminha no tom branco

Vestido para daminha no tom branco

3 - Vestido para daminha no tom rosa

Vestido para daminha no tom rosa

4 - Vestido para daminha com detalhes de véu na saia

5 - Vestido para daminha com laço escuro e detalhes florais

6 - Vestido para daminha no tom vermelho

Vestido para daminha no tom vermelho

7 - Vestido para daminha no tom azul claro

Vestido para daminha no tom azul claro

8 - Vestido para daminha com estampa floral

Vestido para daminha com estampa floral

9 - Vestido para daminha com detalhes de plumas

Vestido para daminha com detalhes de plumas

10 - Vestido para daminha cor azul com bolinhas

Vestido para daminha cor azul com bolinhas

11 - Vestido para daminha cor de marfim

Vestido para daminha cor de marfim

12 - Vestido para daminha cor salmão

Vestido para daminha cor salmão

13 - Vestido para daminha na paleta de cores branco, preto e marrom

Vestido para daminha nas paletas de cores branco, preto e marrom

14 - Vestido para daminha cor verde cinzento

Vestido para daminha verde cinzento

Imagens via Pinterest

Publicações relacionadas

damas de honra

Daminhas e Pajens - Há mais de 2 anos

Quantas damas de honra devo ter no meu casamento?

Plaquinhas divertidas para entrada da noiva

Casamento - Há mais de 1 ano

10 plaquinhas divertidas para a entrada da noiva

daminhas de casamento

Daminhas e Pajens - Há mais de 4 anos

8 fofos penteados para daminhas

Comentários