Músicas para casamento: o checklist definitivo de canções para cerimônia e festa

Há 7 dias

Músicas para casamento guia definitivo

Músicas para casamento. É incrível como elas fazem parte do sonho de matrimônio de todo casal. Sendo assim, é um pouco difícil imaginar e escolher como seria o repertório musical em meio a várias opções.

Quantas vezes pensamos no nosso casamento e a primeira coisa que imaginamos é a nossa entrada na igreja, ao som do tan-tan-tan da Marcha nupcial. As músicas para casamento fazem da cerimônia um momento ainda mais especial, sem sombra de dúvidas. 

Afinal, elas são responsáveis por materializar a felicidade de um casal. E fazem parecer que estamos bem diante de uma cena de um clássico filme romântico de Hollywood.  

Checklist definitivo de músicas de casamento

Foto: Marcos Cantuário

Mas se as músicas não forem bem escolhidas, elas podem transformar o seu casamento em um verdadeiro filme de terror. Errar na escolha das músicas da cerimônia de casamento pode lhe fazer guardar lembranças não tão agradáveis desse dia inesquecível. 

E foi justamente para você não errar em hipótese nenhuma nessa decisão crucial que preparamos esse checklist definitivo de músicas de casamento

Com ele, você vai saber exatamente como escolher todas as músicas que deverão fazer parte do seu casamento. Além disso, você ainda vai descobrir quais são as regras definidas pelos templos religiosos para a escolha das músicas para casamento. E ainda como escolher as músicas certas para casar em um sítio ou em uma praia e ainda vai ter várias opções de músicas para a sua inesquecível festa de casamento

Ao escolher as músicas certas, a sua cerimônia, junto com a sua festa, vai ser lembrada como o casamento do ano. 

O que você vai ler nesse checklist de músicas para casamento

Então, confira o que você vai ganhar se continuar lendo o nosso checklist: 

- Dicas essenciais para uma ótima escolha das músicas para casamento

- Casamentos na igreja devem obrigatoriamente ter músicas para casamento católicas na cerimônia?

- Músicas evangélicas para casamento

- Músicas para cerimônia de casamento: afinal, como escolher as canções para cada momento da cerimônia?

- Músicas para festa de casamento: como selecionar a melhor playlist

Depois de ler esse índice, você percebeu como o nosso checklist de músicas para casamento é realmente definitivo? 

Então, se você tinha alguma dúvida sobre as músicas para a cerimônia de casamento, continue lendo esse artigo. 

Temos certeza que todas as suas questões serão esclarecidas e, ao final deste artigo, você terá um verdadeiro plano de ação em mãos para escolher todas as músicas de um dos dias mais felizes da sua vida. 

Dicas essenciais para uma ótima escolha das músicas para casamento 

O primeiro requisito que você deve levar em conta para a escolha das músicas da cerimônia de casamento é o local onde será a cerimônia. 

Porque isso pode cercear a seleção do seu repertório musical. Para casamentos realizados em igrejas católicas, por exemplo, há restrições de canções.

Em algumas igrejas, só é possível ter músicas sacras ou autorizadas por ela própria na cerimônia. Se você vai casar na igreja, e seu sonho é entrar com aquela música que fez parte da história de vocês, veja com a mesma se é possível tocar músicas não sacras, e evite surpresas inesperadas.

Normalmente, quando acontece o agendamento do casamento, essas instruções já são repassadas à noiva. Agora, se você pretende se casar em um sítio, fazenda, praia ou em outro espaço, terá maior liberdade para escolher as canções da cerimônia de casamento. E as músicas, literalmente, ditarão o ritmo do seu casamento. 

Dicas para a escolha das músicas para casamento

Foto: Luciano Carvalho

Mas não se empolgue! Quanto maior o número de canções que você eleger para a cerimônia de casamento, mais tempo ela vai durar. Quer um exemplo para compreender isso melhor? Se você tiver 8 músicas no seu casamento, ele vai durar cerca de 1 hora.

Agora, se você quiser 12 músicas, os convidados passarão 1 hora e meia, pelo menos, assistindo a celebração da sua união. Claro que você deve cuidar com todo carinho das músicas para casamento, afinal, esse é o grande momento da sua vida. Mas você também precisa levar em consideração os convidados.

Uma cerimônia de 1 hora e meia é cansativa para todos, mas principalmente para as crianças e os idosos. O ideal é que você escolha entre 6 e 8 músicas para a sua cerimônia de casamento.

Outro aspecto essencial para que você leve em consideração na escolha de músicas para casamento é o horário da cerimônia. Se ela acontecer durante o dia, selecione músicas suaves. Agora, se o casamento for à noite, opte por músicas solenes. Seguindo essas regrinhas, dificilmente você vai errar na escolha das músicas para cerimônia de casamento. 

Músicas para casamento: qual a maneira de serem tocadas?

Você ainda precisa decidir qual será a maneira com a qual as músicas farão parte da trilha sonora do seu casamento. 

Você tem várias opções, como: 

Contratar um coral;

Contratar uma orquestra;

Contratar um cantor solo;

Contratar um som mecânico.

Essas opções têm custos distintos, além das terem vantagens e desvantagens. Por exemplo, o som mecânico tem um valor em conta, porém não conserva a magia das outras opções. 

Com um coral ou orquestra, você pode, inclusive, escolher os instrumentos que darão efeitos sensacionais às canções selecionadas para a cerimônia. Você poderá conquistar um tom mais suave ou imponente. Um cantor solo pode trazer um encanto particular as músicas para casamento escolhidas para celebrar o dia do sim. 

Outro aspecto imprescindível para você avaliar na conquista do repertório ideal para o seu casamento é a acústica do local onde acontecerá a cerimônia. Isso influenciará, de maneira decisiva, nas músicas para cerimônia de casamento. 

Para verificar essa questão, avalie o local junto com os músicos ou DJ que você pretende contratar. Cheque ainda toda a estrutura do espaço para não ser surpreendida pela falta de tomadas elétricas que farão com que os instrumentos e até mesmo o microfone não funcione na hora H. 

Se você optar por contratar músicos, faça isso assim que fechar o contrato com o local onde será celebrada a cerimônia. Com essa atitude, você terá mais tempo para selecionar o repertório e ainda assistir os ensaios das músicas para casamento. Também não se esqueça de checar a tradução de todas as letras em Inglês que você escolher para a cerimônia. 

Verificada todas essas questões iniciais das músicas para casamento, é hora de começar a tomar as decisões para ter a trilha sonora perfeita para a sua cerimônia. 

Está pronta para isso? Então, vamos lá! 

Casamentos na igreja devem obrigatoriamente ter músicas católicas na cerimônia?

Se você pretende se casar na igreja católica, prepare-se para escolher músicas católicas para casamento para fazer parte do seu repertório. 

Os momentos litúrgicos da cerimônia deverão ser marcados por essa categoria musical. Essa é a regra para a maioria das igrejas católicas. 

Músicas que não estão contempladas nessa regra só são permitidas na entrada, saída e cumprimentos. 

Casamentos dessa religião prezam por uma trilha sonora tradicional, ou seja, por músicas católicas para casamentos.   

Casamento na igreja

Foto: Luciano Carvalho 

Então, se você tem o sonho de se casar na igreja católica, não fuja à regra. Mas não pense que isso é ruim! 

Os músicos contratados por você podem fazer arranjos sensacionais em músicas católicas para casamento. Afinal, uma música tocada ao vivo por um coral, uma orquestra ou mesmo um músico solo pode ficar belíssima. Pense em uma Ave Maria tocada ao vivo. Pode ser incrível, que tal? 

Músicas evangélicas para casamento

As músicas para casamento evangélico não precisam ser, necessariamente, religiosas. Inclusive, se você quiser saber um pouco mais sobre o casamento evangélico, leia o artigo que falamos sobre isso. Você pode mesclar as músicas evangélicas para casamento com canções contemporâneas.  

Músicas evangélicas para casamento

Foto: Marcos Cantuário

As igrejas evangélicas, na maioria dos casos, não são restritivas com as igrejas católicas nas músicas para cerimônias de casamento. Mas é claro que não custa checar com a igreja quais são as músicas gospel para casamento recomendadas para os casais no seu grande dia. 

Músicas românticas que falam de Deus podem fazer você, o noivo, os padrinhos, as madrinhas e todos os convidados se emocionarem. 

Veja algumas músicas gospel para casamento que podem fazer parte do seu repertório: 

Amar você - Fernanda Brum;

Amor pra valer - Marina de Oliveira;

Amor sem limites - Cristina Mel;

A perfeição de Deus - Ton Carfi;

As cores do amor - Fernanda Brum;

Beijo no altar - Willian Nascimento;

Meu eterno namorado - Aline Barros;

Minha jóia rara - Michelle Nascimento;

Minha outra metade - Mara Lima;

Nosso amor é lindo - Grupo voices.

Se você quer mais opções de músicas evangélicas para a sua cerimônia de casamento, leia o artigo 15 músicas românticas gospel para embalar seu casamento

Músicas para casamento: Afinal, como escolher as canções para cada momento da cerimônia?

Agora, o seu desafio concentra-se em selecionar as músicas para cada momento do seu casamento. As canções irão ajudar a marcar os pontos cruciais e mais emocionantes da cerimônia. Por isso, separamos cuidadosamente sugestões de músicas para cada um desses momentos mágicos.  

Se você, ao final deste artigo, já quer sair com a lista de músicas para o seu casamento, pegue papel e caneta. Ou, se você fizer a linha moderninha, faça as suas anotações no bloco de notas do seu computador. Também não deixe de registrar as suas preferências no aplicativo Evernote ou numa planilha em doc mesmo.  

Então, vamos lá para essa tarefa? 

Músicas para entrada do noivo

A entrada do noivo é um momento sublime, que costuma emocionar os convidados já no início da cerimônia. Então, a escolha da música para entrada do noivo certa pode fazer com que o seu casamento já comece com o pé direito.  

Música para entrada do noivo

Foto: Luciano Carvalho 

É importante que você selecione essa música levando em consideração os momentos vividos por você. E que a música para entrada do noivo represente a nova etapa de vida que, a partir de agora, vocês construirão juntos.  

Uma das músicas para casamento que é a mais pedidas para esse momento é Jesus, Alegria dos Homens, de Bach. Clarim de Roma, de Verdi, também é muito solicitada para marcar esse momento. 

Sugerimos que você ouça as seguintes canções para fazer a sua escolha da música para entrada do noivo: 

Hard sun - Eddie Vedder;

Coisa linda - Tiago Iorc;

Céu de Santo Amaro - Caetano Veloso e Flávio Venturini;

Pra sonhar - Marcelo Jenesi;

Nova sinfonia - Bethoven;

Perhaps love - John Denver;

Todo azul do mar - Flávio Venturini e Guilherme Arantes;

Como é grande o meu amor por você - Roberto Carlos.

Você pode conferir mais sugestões de músicas para entrada do noivo no artigo 22 músicas para a entrada do noivo ser inesquecível

Músicas para entrada dos padrinhos

Pode até não parecer, mas essa é a escolha mais fácil das músicas para casamento. Ela deve ser marcante e especial, demonstrando aos padrinhos o quanto eles são especiais para o casal.  

Então, escolha canções que materializem esse sentimento de gratidão pela amizade, como: 

All you need is love - Lennon e Cartney;

Everything - Michael Buble;

A amizade - Fundo de Quintal;

Eternos amigos - Anjos de Resgate;

Canção do amigo - Ludmila Ferber; 

Canção da América - Milton Nascimento;

Marry you - Bruno Mars;

Impossível de esquecer - Fernanda Brum.

Músicas para entrada dos pais

A música escolhida para esse momento da cerimônia deve representar a gratidão que o casal sente pelo amor incondicional dos seus pais. Afinal, foram eles que estiveram em todos os momentos ao seu lado e também ao lado do seu noivo.  

E fizeram com que as dores e os obstáculos sempre fossem menos difíceis. Além disso, eles abençoaram e sempre abençoarão a união de vocês.  

Por isso, sugerimos que você comece a selecionar as músicas ouvindo as seguintes canções: 

Pai e mãe - Michel Teló;

Como nossos pais - Elis Regina;

É tudo que se quer - Emílio Santiago;

Endless love - Leonel Richie;

All of me - John Legend;

I don't want to miss a thing - Aerosmith;

All I ask of you - Fantasma da Ópera.

Você ainda encontra mais sugestões para marcar esse momento em Músicas para casamento: 25 canções para a entrada dos pais na igreja

Músicas para entrada das daminhas e pajens

A música para marcar a entrada das daminhas e pajens anuncia, com louvor, a entrada da noiva, que é o momento mais esperado do casamento.

Nossas sugestões de músicas para a entrada das daminhas e pajens são: 

Aquarela do Brasil - Toquinho;

Escolhi esperar - Marcela Thaís;

For the first time in forever - Tema do Filme Frozen;

Three little birds - Bob Marley;

Let it go - Demi Lovato;

Super fantástico - A Turma do Balão Mágico; 

Minueto - Bach;

A bela e a fera - Tema do Filme.

Se você ainda encontrou a melhor opção, não deixe de ler Daminhas e pajens: 25 músicas para a entrada dos pequenos ser linda

Músicas para a entrada da noiva

Esse é o momento mais esperado da cerimônia. A entrada da noiva precisa ser triunfante. Você saiba que a esmagadora maioria das noivas elege a tradicional Marcha Nupcial como a música desse momento?  

Música para entrada da noiva

Foto: Luciano Carvalho 

Mas se você quer pensar bem antes de escolher a canção que vai marcar a sua vida para sempre, veja as sugestões de músicas para casamento que também poderão fazer você brilhar: 

Eu sei que vou te amar - Vinícius de Moraes;

Pra sonhar - Marcelo Jenesi;

A thousand years - Christina Perri;

Arioso - Bach;

As quatro estações - Vivaldi;

Ave Maria - Donatti;

Here comes the sun - The Beatles

Como é grande o meu amor por você - Roberto Carlos. 

Agora, se você ainda está indecisa, que tal mais 35 opções? 

Então, confira o nosso artigo 35 músicas para a entrada da noiva ser um verdadeiro arraso

Músicas para o momento da entrada das alianças

Definitivamente, não importa se você vai escolher crianças, avós ou cachorros para levar as alianças do casal até ao altar. Nesse momento, a música vai fazer toda a diferença para anunciar o compromisso da sua união eterna.  

Então, que tal essas opções? 

Fascinação - Elis Regina;

Parte de mim - Elaine de Jesus;

Pra você guardei o amor - Nando Reis;

Aliança verdadeira - Carol e Marcelo Carolo;

Com tua mão - David Silva.

Músicas para a benção das alianças

Agora, você precisa escolher a música para a benção das alianças. Afinal, não pode faltar um fundo musical marcante para abrilhantar esse momento, certo?    

Música para a benção das alianças

Foto: Claudier Oliveira Fotografias

Então, que tal escolher entre essas músicas para casamento que selecionamos especialmente para você? 

Salmo 127 (cantado);

All of me - John Legend;

Monte castelo - Legião Urbana;

Deus de promessas - Aline Barros;

Quando a gente ama - Oswaldo Montenegro;

Receba essa aliança - Davidson Silva;

É primavera - Tim Maia;

Árida da 4a Corda - Bach

Música para saída dos noivos

Pronto! Agora vocês já estarão oficialmente casados! E para celebrar esse primeiro momento de união, nada melhor do que com uma linda canção para a saída de vocês da cerimônia.

Músicas para saída dos noivosFoto: Antonio Carlos Photograph

You make me feel - Brand New

Oração - A banda mais bonita da cidade;

Viva la vida - Coldplay;

I'm yours - Jason Mraz;

Emoções - Roberto Carlos;

Só tinha que ser você - Tom e Elis Regina;

Por você - Barão Vermelho;

Give me love - George Harrison

Amar você - Fernanda Brum;

Vou me lembrar - Resgate.

Músicas para festa de casamento: como escolher? 

Além das músicas para cerimônia, você precisa pensar nas músicas para festa de casamento. Assim como o cardápio, elas darão um toque mais que especial para a comemoração do Dia D. A trilha sonora pode fazer toda a diferença na festa do seu casamento.  

Ela pode ser um dos fatores relevantes para colocá-la no ranking da festa do ano. Mas também as músicas para festa de casamento podem deixar a sua festa entre os piores acontecimentos do mês.  

Zelo deve ser a palavra de ordem na escolha da trilha sonora da sua festa. Elabore-a com bastante antecedência, assim, você terá a oportunidade de revisá-la. Também não deixe de checar a acústica do local e o volume máximo do som permitido no local da festa do seu casamento.  

Músicas para a festa de casamento

Foto: Luciano Carvalho 

Assim, você previne eventuais problemas e abre-alas para o divertimento e a celebração para a sua nova fase de vida. Mas antes de fazer a pista de dança bombar com as músicas para festa de casamento, você precisa selecionar algumas canções que são chave para que a sua festa de casamento.  

Músicas para a entrada dos noivos na festa

A sua chegada junto com o seu noivo marcará o início oficial das comemorações pela união de vocês. E para despertar a atenção dos convidados para isso, nada melhor do que uma música. Leve em consideração que essa canção deve ser simbólica para você o seu noivo.  

Pense em uma música que marcou um momento importante do relacionamento de vocês e que simbolize o romantismo, como as seguintes músicas: 

Cheguei - Ludmilla;

Behind blue eyes - Limp Bizkit;

Human - The Killers;

Trem bala - Ana Vilela

Happy - Pharrell Williams;

Can't stop the feeling - Justin Timberlake;

I say a little prayer - Diana King;

Home - Phillip Phillips.

Músicas para a valsa dos noivos

Agora, você precisa selecionar uma canção para dançar a valsa. Em muitas festas de casamento, ela tem sido deixada de lado e está sendo substituídas por danças modernas, com coreografias arrojadas.  

Músicas para valsa dos noivosFoto: Alex Magioni Fotografia

Se você escolher esse caminho, ele deve causar admiração e animação aos convidados. Então, se você pretende inovar, cogite possibilidades de coreografias com as seguintes canções: 

The time of my life - Bill Midley e Jennifer Warnes;

Time after time - Cyndi Lauper;

Me abraça - Titãs;

I can't stop love you - Frank Sinatra;

Lucky - Jason Mraz e Colbie Caillat;

I gotta feeling - Black Eyes Peas;

Ainda bem - Marisa Monte;

Thinking out loud - Ed Sheeran.

Músicas para a valsa da noiva com o pai

Para esse momento único, você precisa escolher uma música que represente o quão é grande o amor pelo seu pai. Afinal, ele é o seu referencial para um casamento feliz.  

O seu pai é sinônimo de segurança, cumplicidade e amor incondicional, quesitos fundamentais para a sua felicidade eterna. Nessa escolha, leve em consideração uma música que represente a história de vocês.  

E para lhe ajudar nessa tarefa, pensamos nas canções: 

Como é grande o meu amor por você - Roberto Carlos;

Daddy - Beyonce;

It's for my lord - Nancy Sinatra;

Because you love me - Celine Dion;

Father and daughter - Paul Simon;

My special angel - Bobby Helms;

Espatódea - Nando Reis. 

E se você quiser mais opções de escolha, não deixe de consultar 13 músicas para a noiva e seu pai arrasarem na pista de dança

Músicas para a pista de dança

Depois de todas as demonstrações possíveis de amor, é hora dos convidados agitarem na pista de dança. Esse é um dos momentos mais aguardados por uma boa parte dos convidados.  

É importante que no momento da seleção do repertório, você leve em conta que terá convidados de todas as idades e preferências musicais. Então, para diminuir as suas dúvidas na escolha de músicas para a pista de dança, pense no público predominante da sua festa de casamento. E tente definir a sua playlist pensando por esse ângulo.  

Mas não deixe de incluir  samba, pop, flashback e dance music. Normalmente, a maioria das pessoas gosta desses ritmos e se sentirão animado com esse som. 

Então, comece a pensar na sua playlist levando em consideração as canções: 

Imagination gordon city - Katy Menditta;

Be mine - Ofenbach;

Fuego - Alok;

Shape of you - Ed Sheeran;

Livin' on a prayer - Bon Jovi;

Girls Just wanna have fun - Cindy Lauper;

I'll survive - Glory Gaynor;

Sim ou não - Anitta

Paradinha - Anitta;

Tudo é festa - Mc Marcinho;

Uptown funk - Bruno Mars;

Sorry - Justin Bieber. 

E não deixe de conferir as mais tocadas em 20 músicas atuais que vão agitar a sua pista de dança

Músicas para a jogada de buquê

Músicas para a jogada do buquêFoto: Luciano Carvalho 

E para o grande final da sua festa de casamento, a jogada de buquê, opte por músicas animadas como: 

Single ladies - Beyoncé;

It's raining men - The Weather Girls;

Bang - Anitta;

Hoje - Ludmilla; 

Loka - Shakira;

Like a virgen - Madonna.

Esse é um momento que simbolizará o surgimento de um novo casamento e que se tornará possível dar continuidade à tradição. 

Músicas que não devem fazer parte do repertório do seu casamento

Depois dessa extensa lista de músicas para casamento, você deve estar se perguntando se existem canções que não devem fazer parte da trilha sonora do dia mais feliz da sua vida. 

Sim, existem músicas que não devem estar na sua playlist. Canções que remetem a infelicidade, traição e pornografia devem ser riscadas da sua lista. Por exemplo: Boquinha da Garrafa, da Companhia do Pagode; Aí Se Eu Te Pego, de Michel Teló e O Pinto, do Raça Pura. 

Então, use todo o seu bom senso na escolha das músicas para casamento. 

E eternize um dos momentos mais felizes da sua vida e do seu noivo na memória de vocês e de todos que estarão ali para testemunhar a união de amor eterno de vocês. 

Se você gostou do nosso checklist definitivo de canções para cerimônia e festa, não deixe de compartilhar esse artigo. E também assine a newsletter para receber os nossos artigos em primeira mão.

Publicações relacionadas

Plaquinhas divertidas para entrada da noiva

Casamento - Há 8 meses

10 plaquinhas divertidas para a entrada da noiva

músicas para casamento entrada dos pais

Música e Dança - Há aproximadamente 1 ano

Músicas para casamento: 25 canções para a entrada dos pais na igreja

Dança dos noivos

Música e Dança - Há mais de 3 anos

Dança dos noivos: 5 divertidas ideias que fogem da tradicional valsa

Comentários