Quebrando tabus: e quando a noiva não deseja ser mãe?

Há 4 meses

noiva que não deseja ser mãe

O casamento chegou, passou e logo vem a tão temida pergunta: “quando chegam os filhos?”. Se você é mulher, inevitavelmente, vai se deparar com esse tipo de comentário, seja ele feito por amigos ou parentes. Afinal, quem é que não deseja ser mãe, não é mesmo?

Sentir a emoção da barriga crescendo e do neném chutando a todo momento, no entanto, não é – e nem deve ser – uma prioridade para todos. Aliás, o número de casais que decidem não ter filhos tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. O número de lares de casais sem filhos no total de domicílios pulou de 13,5% para 18,8% em dez anos. E os motivos são muitos, desde a falta de vontade à rotina corrida e atribulada em que nos encontramos hoje em dia.

Noiva casamento e filhos

É muito comum que a noiva se sinta pressionada após o casamento a ter filhos. O momento é considerado por muitos um divisor de águas, no qual você precisa decidir se deseja ter ou não filhos. Além da dúvida, vem também o medo do arrependimento futuro, o famoso apito do relógio biológico e a tensão de decepcionar o noivo.

E é justamente por ser um momento difícil e importante que é preciso ter cautela. A decisão sobre ter ou não uma criança, em primeiro lugar, deve ser do casal em conjunto. É importante sentir o momento dos dois para ter liberdade de escolha, sem pressão e sem medo.

O que os outros vão pensar?

Decidir por não ter filhos não deveria ser um problema. Mas, infelizmente, ainda é. Apesar da evolução da sociedade e da facilidade do acesso à informação, essa decisão ainda é questionada por muita gente. Isso acontece porque vivemos em uma sociedade que é repleta de tabus e quebra-los ainda é difícil.

É comum ouvirmos, por exemplo, frases como: “a mulher nasceu com o dom de procriar e não deveria desperdiçar essa dádiva” ou “quem vai cuidar de você quando envelhecer?”, entre outras. Nessa hora, o melhor a se fazer é respirar, mudar o foco da conversa e sair pela tangente. E, se você ainda não casou, pode usar o casamento como uma válvula de escape, afirmando que pretende pensar nisso apenas após a cerimônia.

Tanto a noiva quanto o noivo precisam lembrar-se sempre que essa é uma decisão que cabe apenas a vocês. Dessa forma, não é legal deixar se levar pela opinião alheia ou pelas promessas e necessidades impostas pela sociedade. Além disso, separamos algumas outras dicas que podem te ajudar a segurar essa barra e ir em frente com a sua decisão sobre não ter filhos.

O que a sociedade vai pensar

Quem faz a escolha é você

Aceite sua opção (e opinião). Antes de qualquer coisa, aceite que nem toda mulher tem o sonho de se tornar mãe e que isso não está errado. Você precisa estar confiante das suas escolhas, opiniões, opções e desejos.

Sinta-se confortável. É preciso avaliar se, de fato, você não quer ter filhos e o motivo disso. Como sabemos, ter filhos é uma grande responsabilidade e, por isso, você deve sentir-se livre por dizer que não pretende ser mãe.

Quem escolhe é você

Não ceda à pressão alheia. Não se deixe levar por padrões impostos pela sociedade. Converse com seu parceiro, esteja aberta à opinião dele e mostre os seus pontos. É de extrema importância que você siga os sentimentos, afinal ninguém pode tomar essa decisão por você!

Esteja preparada para encarar preconceitos e frases maldosas. Você, provavelmente, vai ouvir muitos comentários relacionados a sua decisão. Mas, não deve se deixar levar por isso. É importante entender que você tem o controle da sua vida e guiá-la do jeito que sempre quis será libertador e te fará muito mais feliz. Se você é uma noiva que não deseja ter filhos, admita isso e tome o controle da sua vida!

Meu noivo quer ser pai, e eu não quero ser mãe o que faço?

Nenhuma pessoa é igual a outra e, por isso, é muito comum que existam divergência de opinião, principalmente entre duas pessoas que se amam. Ele torce por um time, ela para outro. Ele prefere doce, ela o salgado. Ele quer jogar bola e ela correr no parque. Ele quer ter filhos e ela não.

Decidir entre ter ou não filhos não é simples, como observamos ao longo desse texto. E o momento se torna ainda mais difícil quando o noivo sempre sonhou em ser pai e a noiva simplesmente não se vê desempenhando o papel de mãe. O que fazer nesses casos?

A verdade é que não existe uma fórmula mágica para resolver a questão. O primeiro passo é entender que o casamento e a sua estabilidade não dependem de crianças e, sim, da felicidade de vocês. Ou seja, o casal deve se sentir completo independente da maternidade e paternidade.

Meu noivo quer ser pai

Além disso, é preciso ir com calma e conversar – e muito – com o seu parceiro para entender os seus motivos e, claro, ouvir os dele. Estabelecer e deixar claro o porquê você não quer ter filhos pode ajudá-lo a compreender o seu momento, por exemplo, bem como mostrar que não tem nada a ver com a sua confiança no seu noivo.

Dica extra

Uma boa dica é conversar sobre esse assunto ainda antes do casamento, para evitar mal entendidos. Em casos mais extremos, é importante procurar ajuda profissional, como sessões de terapia que ajudarão o casal a tratar esse tipo de problema. Conversar com seu noivo ou marido é uma das práticas que você deve manter para ter um relacionamento feliz!

Outro ponto essencial é entender que as escolhas podem mudar e que você pode, sim, querer engravidar ou adotar uma criança no futuro. Nenhuma decisão é para sempre e nem deve ser encarada dessa forma. E aí, o que você achou do nosso post de hoje? Você se enquadra nesse perfil de noiva sim ou não? Deixe sua resposta nos comentários abaixo. ;)

Publicações relacionadas

10 mandamentos que a noiva deve saber antes de casar

Mais Dicas - Há quase 4 anos

[Infográfico] 10 mandamentos que toda noiva precisa saber antes de casar

noiva em forma

Mais Dicas - Há aproximadamente 3 anos

7 dicas matadoras paras as noivas que querem emagrecer para o grande dia

Protocolo de casamento noiva ao altar

Mais Dicas - Há 4 meses

Protocolo de casamento: quem deve levar a noiva até o altar?

Comentários