10 coisas que toda noiva que não deseja ser mãe está cansada de ouvir

Há aproximadamente 1 mês

noiva que nao-quer-ser-mae

Ah, a nova fase que vem logo depois do casamento. Muitos planos, uma vida e rotina nova... e em alguns casos o desejo de não ser mãe. Sem problemas para a noiva que pensa assim, certo? Tem gente que não acha. E apesar de cada um ser responsável por suas próprias escolhas e felicidade, ainda há um tabu para quem casa e não quer ter filhos. Por isto, veja 10 coisas que não são nada bacanas de ouvir para as pessoas que não planejam a maternidade.

1 – Você não gosta de crianças?

Esta é uma frase clássica para noivas que não desejam ser mães. Por algum motivo, as pessoas tendem a fazer esta associação nada legal para quem não quer ter filhos. Mas geralmente isto não tem nada a ver com a escolha do casal. É apenas uma questão de planejamento.

2 – Seus pais não sonham em ser avós?

Bom, isto até pode acontecer, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Afinal de contas, se a noiva quer casar e não quer ser mãe, não são seus pais ou sogros que decidem sobre isto. O mais importante é ter em mente que cada casal sabe o que é melhor para si.

3 – Mas toda a mulher tem vontade de ser mãe

Mais uma frase clássica para a noiva que já assumiu que não quer ter filhos. Para muitas mulheres, ser mãe é um fato que não passa pela cabeça por vários motivos. Não tem nada a ver com vontade, é apenas o seu desejo e seus planos. Isto ninguém pode influenciar né?

4 – Se você não tiver filhos, quem lhe cuidará na velhice?

Iiih, esta é mais uma frase muito usada, mas que não tem nada a ver. Ter um filho não é como fazer um plano de aposentadoria. Assim sendo, seria muito egoísmo pensar em ser mãe apenas com esta finalidade. Uma noiva que não quer ter filhos não será uma idosa infeliz.

5 – Quando você mudar de ideia pode ser tarde demais

O relógio biológico é uma realidade para todas as mulheres. Mas o livre-arbítrio também é, e por isto o fato de não querer ter filhos não trará um arrependimento insuportável para a noiva. Se um dia você mudar de opinião, há diversas alternativas, inclusive a adoção.

6 – Ser mãe foi a melhor coisa que me aconteceu

Praticamente toda a noiva que não deseja ser mãe ouviu isto de outra mulher. Isto é ótimo para a pessoa, de verdade. Mas novamente, não é porque funcionou para ela que você também deve pensar do mesmo jeito. Ninguém é igual a ninguém e a vida de cada pessoa é única.

7 – É o seu marido que não quer ser pai?

Quando um casal toma este tipo de decisão, é um acordo conjunto. Seja partindo do marido ou da esposa, o fato de não querer ter filhos deve ser respeitado. Por isto este tipo de pergunta é muito desnecessário. Em alguns casos, inclusive, se torna realmente incômoda.

8 – Não querer ter filhos é ser egoísta

Poxa, lá se vai mais uma pérola que a noiva que não quer ser mãe está cansada de ouvir. Seria muito mais egoísmo colocar um filho no mundo sem perspectivas em vontade, certo? Por isto este tipo de observação nem deve ser levada a sério, principalmente por quem não conhece seus motivos.

9 – Mas por que está casando se não quer ter filhos?

Pera lá, o que uma coisa tem a ver com outra? Se para muitas pessoas esta é uma relação natural, isto não precisa ser considerado uma regra. Ser uma noiva que não deseja ser mãe não significa não querer compartilhar uma vida a coisa nem fazer planos ao lado de um marido. Fala sério!

10 – Toda mulher se sente completa depois de ser mãe

Para finalizar, outra máxima de pessoas que não entendem o porquê de você não querer ser mãe. Primeiro que isto não é verdade, e se for, você pode ser a exceção à regra. Além disto, há várias coisas que completam uma pessoa, e se filho não for uma delas, qual é o problema?

Deixando a pressão e o tabu de lado

Estas frases ilustram como muitas pessoas enxergam a maternidade. Para uma noiva que não quer ter filhos, é normal que haja uma pressão por conta deste tipo de declaração. Mas para que isto não lhe afete, nem interfira em suas escolhas, considere o seguinte:

  • Saiba que a estabilidade de seu casamento e relacionamento não depende de filhos;
  • O mais importante é não se sentir pressionada, e ficar bem com a sua decisão;
  • Também é imprescindível que haja um respeito aquilo que você quer, independentemente do que os outros pensam;
  • Além disto, saiba que não há nada de errado em não querer ser mãe, e a opinião dos outros não deve afetar sua vida.

É claro que nem sempre é fácil levar estas frases numa boa. Mas uma noiva que não quer ser mãe pode decidir o que é melhor para ela e ninguém tem nada com isto.

A felicidade é sua e de seu parceiro

noiva que não quer ser mãe

Há muito tempo as mulheres têm papeis cada vez mais importantes dentro da sociedade. Ser mãe e dona de casa já não combina com muitas pessoas. Se este for o seu caso, é importante levar alguns fatores em consideração:

  • A prioridade de um casamento deve ser a felicidade da família formada, mesmo que sejam somente duas pessoas;
  • As pressões externas não devem ser consideradas, ainda mais porque, no fim das contas, ninguém paga as suas contas;
  • Se alguém disser uma destas frases para você, apenas ignore. Se achar necessário explique seus motivos, senão apenas deixe estar.

Toda noiva tem direito de decidir como vai viver o seu casamento, e quantas pessoas terá em sua família. Por isto o importante é viver esta fase com alegria, companheirismo e felicidade. Desde que o casal esteja de acordo com a decisão tomada, o resto é o resto e não deve incomodar.

Publicações relacionadas

noiva

Mais Dicas - Há quase 4 anos

10 coisas que só quem é noiva entende

noiva estressada

Mais Dicas - Há mais de 4 anos

Stress no casamento: saiba qual a melhor maneira de se livrar desse vilão

Perfume para casamento

Mais Dicas - Há mais de 1 ano

Top 10 perfume para o casamento: conheça a nossa lista de perfumes pra você arrasar no seu dia!

Comentários