Noivado: 8 coisas que você deve fazer logo após ficar noiva

Há quase 2 anos

coisas que toda noiva precisa fazer apos o noivado

O noivado é um divisor de águas em um relacionamento, pois é quando o casal oficializa a intenção de ter um futuro juntos.

Trata-se de um momento muito feliz, a confirmação de um relacionamento bem-sucedido, de trocas positivas e cheias de reciprocidade. Ademais, é um claro sinal de que a relação amadureceu. Daí, surgem responsabilidades, compromissos e, com isso, novas tomadas de decisões.

Ao deixar de ser namorada para se tornar noiva, é preciso ter consciência de que uma mudança significativa está ocorrendo na sua vida. Isso porque as suas perspectivas e objetivos devem se ajustar ao propósito de vida a dois.

Diante disso, planeje os próximos passos e se posicione socialmente para a família e os amigos. Muitas mulheres que estão para se casar, entretanto, não têm noção do que realmente é preciso fazer, além de usar a aliança de noivado. As emoções e as informações do que providenciar, fazer ou pesquisar são muitas mesmo.  

Por conta disso, pensamos em apresentar uma lista básica e efetiva do que é primordial nessa circunstância. Nesse intuito, destacamos 8 coisas que você deve fazer logo que ficar noiva. Listmos desde ações simples até as mais criteriosas para que o seu período de noivado comece super organizado. Vamos lá!

1 - Comunique a família e aos amigos que vocês estão noivos

A primeira ação a ser feita, quando se fica noiva, é anunciar o noivado às famílias e aos amigos. Desde o momento em que você toma uma decisão tão importante, faz-se necessário compartilhar a novidade com as pessoas que participam da sua vida em tempo integral.

Além disso, a possibilidade de aumentar a família tange não só aos noivos, mas aos seus pais e irmãos. Afinal, em breve, a vida deles mudará ao se tornarem avós ou tios, não é mesmo? Por isso, comunique a notícia ao seu círculo social íntimo a fim de que todos tenham ciência da sua nova fase.

2 - Defina um orçamento e comece a poupar

Esta é uma medida de ordem prática, que será crucial para a sua festa de casamento ser um sucesso. Com o noivado, comece a determinar o orçamento que pretende investir (você pode ver mais sobre orçamento neste post aqui) e de que forma esse montante será aplicado.

comece a economizar

Nesse sentido, vale a pena criar uma planilha com verba total e alternativas de aplicação desse dinheiro. E, antes de tudo, faça uma poupança com essa finalidade. Seja disciplinada, reserve o valor estabelecido todo o mês, sem falhas. Para conseguir realizar o casório dos seus sonhos, cumpra o planejamento financeiro rigorosamente. 

3 - Converse com o seu noivo sobre o planejamento do seu casamento

Quando você disser sim ao pedido de noivado, já inicie a conversa com o seu noivo sobre os preparativos para o evento. Apesar de termos a impressão de os homens não se importam com os detalhes, lembre-se de que o seu grande dia é também o dia dele.

converse com seu noivo sobre o casamento

O sonho de concretizar um grande amor pertence aos dois. Então, dialogue sobre todas as variáveis: orçamento, eventos pré-wedding, tipo da cerimônia, decoração, roupas e até o buffet.

4 - Acesse blogs sobre casamento na internet

Buscar referências é um passo essencial para formar o seu próprio conceito. Em blogs especializados como o nosso, é fácil encontrar dicas, sugestões e orientações de todos os processos que antecedem o casório.

Ao se informar e pesquisar modelos e propostas de noivado, eventos pré-wedding e de casamentos, você conseguirá perceber o que é interessante, executável e, principalmente, o que mais é parecido com o seu estilo e o do seu noivo.

5 - Planeje uma pequena festa de noivado para amigos e familiares

Prepare a sua festa de noivado. Essa comemoração deve ser um abre-alas das que estarão por vir e a oficialização do anúncio do noivado para as pessoas que são próximas ao casal. Assim, será possível começar a testar o que poderá ser feito na cerimônia, a qualidade e eficácia de alguns fornecedores. 

organize uma festa de noivado

6 - Escolha a data do casamento

A escolha da data do casamento é uma das decisões mais relevantes para toda noiva e noivo. O critério é bastante subjetivo, mas o fundamental é que essa decisão seja tomada logo após o noivado.

Isso porque a data escolhida determinará diversos pontos em seu plano, tais como o volume de dinheiro que será poupado, a agenda dos festejos que acontecem antes do casório, a reserva da igreja, a seleção de fornecedores, assim como a contratação dos mesmos.

7 - Comece a rabiscar a lista de convidados

Como já mencionamos aqui no blog, fazer a lista de convidados é um grande desafio. Uma tarefa delicada, mas que - com algumas regras básicas - pode ser descomplicada. Para facilitar a elaboração da lista, comece a pensar nesses nomes logo após o noivado, sem pressa e com tempo suficiente para avaliar todas as razões para convidar ou não alguém.

8 - Comece a fazer uma leve pesquisa de fornecedores em sua região

O resultado da sua celebração estará ligado diretamente aos fornecedores escolhidos. Portanto, inicie a sua pesquisa com antecedência, ainda no noivado. Dessa forma, tenha - no mínimo - quatro opções para cada tipo de serviço.

Recomendamos que você acesse o nosso Guia de Fornecedores e conheça uma lista de empresas selecionadas. Todas possuem certificados do Procon e Reclame Aqui, o que demonstra total transparência sobre os serviços prestados.

Avalie os portfólios, entre em contato, entreviste e reflita sobre qual possui a expertise que você espera e, sobretudo, qual deles têm um trabalho que dialoga com a sua expectativa de identidade visual. 

Com este post, esperamos ajudar a noiva que ainda não sabe o que fazer. Questionamentos e dúvidas são extremamente comuns no início do noivado.

No entanto, ao seguir o passo a passo que listamos, você será capaz de lidar com as dificuldades e resoluções típicas de toda mulher nesse período. Agora, conte para nós o que achou deste texto. Compartilhe as suas impressões, dúvidas, ideias e planos. Vamos continuar o nosso bate-papo por aqui!

Por fim, inscreva-se  em nossa newsletter para receber conteúdos novos e exclusivos sobre casamentos. 

Publicações relacionadas

festa de noivado: faça você mesma a decoração

Noivado - Há mais de 2 anos

Festa de noivado: faça você mesma a decoração!

Lembrancinhas personalizadas para casamento

Lembrancinhas - Há mais de 1 ano

10 lembrancinhas personalizadas que farão um tremendo sucesso no seu casamento

Receitinhas de alegria

Lembrancinhas - Há quase 4 anos

Bate papo com a empresa inovadora de lembracinhas Receitinhas de Alegria

Comentários