O manual completo sobre a escolha das lembrancinhas de casamento

Há mais de 2 anos

manual sobre a escolha das lembrancinhas de casamento

Quando falamos em "cerimônia de casamento", logo somos abordados com uma série de questões sobre os custos da festa. É bem verdade que não se trata de um evento barato, mas um casamento inesquecível não é composto por uma gigante tabela de orçamento.

Afinal, uma verdadeira comunhão precisa apenas de um casal apaixonado e pronto para se comprometer, os familiares e amigos mais queridos e desejos sinceros de felicidade aos noivos, certo?

Para aliar criatividade, tradição e expectativas diversas, escolher as lembrancinhas de casamento pode se tornar uma tarefa um tanto complicada, ainda mais quando não há regras preestabelecidas. Se você está preocupada com o que vai oferecer aos seus convidados como forma de agradecimento, relaxe: este guia especial de lembrancinhas de casamento traz dicas para que você faça a escolha mais assertiva! Acompanhe!

Porque oferecer lembrancinhas de casamento

Mesmo nas celebrações mais intimistas, os detalhes fazem toda a diferença para retratar um dos momentos mais marcantes da vida do casal. Por isso, as lembrancinhas do casamento, por mais simples que sejam, são tão importantes para o seu evento. Elas demonstram o cuidado e o agradecimento que o casal tem com os convidados — e mesmo em uma cerimônia civil, deixam recordações.

por que oferecer lembrancinhas de casamento

As lembrancinhas expressam o valor do momento compartilhado com os convidados. Assim, ainda que muitas pessoas acreditem que as lembranças são apenas mimos supérfluos, elas podem agir como uma forma de gratidão. Se você está apreensiva com um orçamento curto, respire fundo e não se preocupe: há lembrancinhas para todos os tipos de gostos e bolsos! Neste guia, você vai aprender uma série de dicas, e esperamos que elas sejam proveitosas para que sua cerimônia seja lembrada pela criatividade e por bons momentos!

A escolha da temática do casamento

O tema é de grande importância para facilitar o planejamento da festa e, consequentemente, a escolha das lembrancinhas. Ele guia as tomadas de decisões quanto aos mais diversos aspectos da festa, como as cores que serão usadas na decoração, o tipo de convite, as flores, os vestidos das madrinhas, dentre outros. Afinal, criar fica bem mais fácil quando estamos inspirados, certo?

lembrancinhas temáticas

Dentre os benefícios de escolher a temática do casamento, estão a maior facilidade para escolher os tons que vão ser usados nos artigos que compõem, bem como organizar uma festa criativa e que tenha a cara dos noivos. Hobbies, profissões, filmes favoritos, uma estação do ano ou um personagem específico podem ser um tema. Este casal, por exemplo, fez um casamento com o tema Harry Potter sem que a empreitada parecesse infantil ou menos nobre. Todos os convidados receberam varinhas para fazer juramentos e feitiços.

Lembre-se também da data em que o casamento será realizado. Festividades típicas e datas comemorativas rendem ótimos temas! Um casamento com um arraial de festa junina ou com uma comemoração à colheita de uma fruta, por exemplo, rendem ótimos quitutes como lembrancinhas. Pense nas conexões que vocês têm com o tema e não o tratem de forma leviana, apenas para selecionar elementos decorativos ou para surpreender os convidados com um tema da moda.

É importante pensar na mensagem que será veiculada com a temática, e em como ela retrata o casal que está se unindo. Solte a sua imaginação!

Pesquise algo que seja a cara do casal

Noivos possuem preferências e personalidades distintas. Por isso, é importante chegar a um consenso, buscando os valores e características que unem vocês e escolher itens que transmitam esses valores aos convidados. Um casal despojado, por exemplo, pode fazer lembrancinhas mais improvisadas, com acabamento mais rústico ou apostar em sandálias personalizadas por exemplo.

lembrancinhas com a cara do casal

Já um casal tradicional provavelmente não vai abrir mão das pompas da festa e com certeza vai garantir a presença dos bem-casados! Há, porém, alguns critérios essenciais para escolha da sua temática de lembranças, como você pode ver abaixo:

Orçamento

Se a grana anda curta, não é preciso convidar os amigos dos amigos, os parentes dos parentes ou as pessoas distantes demais para uma cerimônia pomposa e presentes caros. Adapte o seu sonho à sua realidade. Hoje, o mercado oferece muito mais opções de lembrancinhas para os mais diferentes bolsos. Aproveite!

Local e horário

Um casamento ao ar livre exige que os convidados façam mais refeições e necessitem de uma tenda para acomodá-los. Um luau, por outro lado, só pode ser feito à noite. Cada uma dessas ocasiões exige algumas adaptações no ambiente e, consequentemente, nas lembrancinhas. Um dia quente vai requerer que os doces fiquem protegidos, por exemplo.

Tipo de convidados

Dependendo do tipo dos seus convidados, pode ser que eles não embarquem no tema da festa. Uma maioria de idosos, por exemplo, dificilmente irá entender uma festa rock vintage ou à fantasia. Preocupe-se também em avisar seus convidados e deixar as ações da festa bem claras para que todos possam se preparar.

Materiais e cores mais comuns nas lembrancinhas

materiais e cores para as lembrancinhas de casamento

Para escolher as cores das suas lembrancinhas, procure alinhá-las com o tema escolhido para a festa. As cores são essenciais para a vida e podem sugerir diversos significados para a sua cerimônia. Por isso, antes de selecionar paletas, pense nas cores que podem representar você e seu parceiro. Quais são as cores prediletas? Quais tons marcaram um momento importante?

Em seguida, reúna um mural de inspirações, físico ou virtual, com as fotos de casamento que inspiram vocês. Existem alguns aplicativos e extensões que podem te ajudar a identificar a paleta de cores das imagens selecionadas.

Cores quentes, como o amarelo e o laranja, são ótimas para o verão, e cores frias e calmas, como o verde e o azul, se adaptam bem ao inverno. Tons pasteis são ótimas pedidas para o outono. Se você gosta de tendências, esteja sempre ligada no catálogo Pantone do ano. Em 2016, as duas cores selecionadas foram o Azul Serenity e o Rose Quartz, que fazem o maior sucesso em decorações minimalistas.

No Brasil, ainda seguimos o padrão europeu, com uso de cores como o branco, que indica pureza, o rosa, que remete ao amor, o vermelho, indicando a paixão, e o verde e o azul, para aludir à serenidade. Mas você não precisa ficar presa a essas convenções! Tons de laranja e amarelo, por exemplo, são belíssimos e indicam energias positivas e criativas para o casal. Já o preto, normalmente associado ao luto, pode dar um tom de elegância quando usado na medida certa.

A dica aqui é escolher as cores que vocês mais gostam e não ter medo de ousar. Afinal, o casamento é de vocês!

Como tornar sua cerimônia inesquecível

Uma cerimônia inesquecível depende das escolhas certas e de atenção aos mínimos detalhes. Por isso, a melhor maneira de escolher fornecedores e parceiros responsáveis pelas recordações que os convidados levarão é por meio de muita pesquisa. Visite lojas, sites, eventos sobre casamento e peça indicações. É importante verificar a possibilidade de desconto e de personalização e ver os artigos pessoalmente antes de contratar um artesão ou fornecedor para suas lembrancinhas.

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que toda a cerimônia precisa ser um retrato dos desejos e momentos mais felizes do casal, instigando boas vibrações para o lar que vai se formar. Personalize itens para convidados especiais, como nesta sugestão de lembrancinha para os pais dos noivos. Preocupe-se em proporcionar experiências em vez de se render ao materialismo!

9 maneiras de eternizar sua cerimônia

Vasinhos de plantas

A sustentabilidade veio para ficar, e até mesmo as festas de casamento têm sido transformadas para nos lembrarmos do respeito ao meio ambiente e de tudo o que ele nos proporciona. Uma tendência interessante para o mundo das lembrancinhas são os vasinhos de plantas. As mudinhas podem ser disponibilizadas em graciosos vasinhos, trazendo mensagens de carinho e agradecimento, como você pode ver nesta referência.

plantinhas

As suculentas são uma ótima opção caso você escolha oferecer vasinhos de plantas, afinal, elas não exigem muitos cuidados e têm um ar gracioso. E essas plantinhas, por serem mais resistentes, podem ser colocadas em vários recipientes.

Sacolas de pano

Outro critério importante para tornar o seu casamento inesquecível é pensar na usabilidade das lembrancinhas. As sacolas de pano, por exemplo, substituem as sacolas plásticas de supermercado e tornam as compras mais estilosas.

ecobags

Sendo assim, personalize sacolas com ilustrações e mensagens de carinho, e garanta que seus convidados tenham orgulho em desfilar com elas por aí. Vale um aviso: o uso de fotografias em camisetas e ecobags não só torna a peça datada, como também faz com que ele pareça um aviso sobre pessoas perdidas. Ela vai acabar no fundo do armário, e não contribuirá em nada com a sustentabilidade. Evite!

Bem-casados

Uma alternativa democrática são os doces. Bem-casados já são uma tradição adorada, e não é difícil agradar seus convidados com doces preparados com carinho! Se você optar por ele, invista na personalização da embalagem — ou em caixinhas que possam ser reutilizadas depois. Aprenda a fazer bem casados aqui.

bem-casados

Combine os seus bem-casados com o tema da festa para que eles também possam fazer parte da decoração. E se você for muito fã desse tipo de doce, existe um bolo de bem-casado! Uma delícia!

Macarons

Os macarons, deliciosos doces franceses à base de amêndoas, continuam marcando presença nos casamentos por sua beleza e por seus sabores cativantes. Escolha uma embalagem bonita, que possa protegê-los do calor, e disponha os docinhos da forma que você desejar.

Você pode combinar os tons do macaron com a decoração de seu casamento. Existem diversas receitas dessa delícia francesa que pode fazer a alegria dos seus convidados.

Bolos de pote

Os bolos de pote estão na moda e agradam por serem bem molhadinhos e macios! Cuide para que as camadas do bolo fiquem bem visíveis, intercalando recheio e cobertura. O red velvet proporciona um visual encantador para casamentos. Um detalhe charmoso é amarrar uma colherzinha ao pote de vidro, como você pode ver aqui.

Porém, por algumas restrições alimentares, como alergias e dietas vegetarianas, pode ser interessante disponibilizar diferentes opções de doces. Grandes confeitarias já possuem quitutes especialmente preparados para esses públicos. Grupos especializados no assunto também vão saber indicar negócios voltados para essas alimentações diferenciadas. Assim, fica fácil fazer uma festa inclusiva!

Lembrancinhas saudáveis

Com o maior acesso à informação e a onda de programas sobre saúde e alimentação, o número de pessoas preocupadas com a própria dieta é crescente. Por isso, que tal oferecer lembrancinhas saudáveis? Uma sugestão são as castanhas, que podem ser colocadas em graciosos potinhos de vidro.

Cestinhas em papel com frutas frescas, biscoitos caseiros e granolas também incentivam a alimentação saudável e vão fazer a alegria dos convidados! Fica fácil encantar todo mundo com tanto capricho, não é?

Garrafinhas de azeite

Ainda na onda de quem é apaixonado por comida, as garrafinhas de azeite surgem como uma ótima opção de lembrancinha. Além de serem inusitadas, elas proporcionam um resultado estético marcante. Insira ervas como o alecrim no interior das garrafas, oferecendo mais sabor ao azeite, além de um visual de encantar os olhos.

Chás

Uma lembrancinha graciosa que também aproveita a tendência dos potes de vidro são os chás. Ofereça aos seus convidados sabores únicos da bebida. Vocês podem encomendar um blend somente para a cerimônia ou optar por sabores diversos. Ofereça os sachês com instruções para o preparo da bebida. Um biscoitinho de acompanhamento arremata o presente. Veja uma sugestão aqui!

Cabine de fotos

As fotografias são um artigo de grande importância em um casamento. Por isso, além de contar com uma equipe competente de fotógrafos, pode ser interessante disponibilizar aos seus convidados uma cabine de fotos instantâneas.

Esse tipo de cabine já é uma mania nos bailes de formatura, e também pode proporcionar momentos divertidos aos seus convidados!

DIY: 4 dicas de lembrancinhas de casamento que podem ser feitas em casa

geléia de morango

Se o seu casamento tem uma inspiração rústica, ou for sediado em uma fazenda, duas boas ideias para lembrancinhas de casamento são as geleias caseiras e os potes de mel. O pote de mel apenas precisa conter um mel de boa qualidade, preferencialmente caseiro, e ser arrematado com laços e etiquetas levando mensagens do casal.

Já a geleia caseira pode ser preparada com a ajuda dos entes queridos do casal, o que pode render dias de muita união e diversão entre familiares e amigos! Trouxemos duas receitas saborosas de geleias para presentear seus convidados. Para cada uma delas, faça um teste com as porções sugeridas antes de partir para a produção de grandes quantidades.

Outras ideias que podem ser feitas em casa são personalizar porta-retratos ou preparar uma forma especial de embrulhar as lembrancinhas. Confira tudo abaixo!

Receita de geleia caseira de morango

Essa receita, veiculada no programa Rainha da Cocada, do canal GNT, vai agradar gregos e troianos! Dê preferência a ingredientes adquiridos em feiras de produtores ou em feiras orgânicas para garantir a autenticidade do sabor.

Ingredientes

  • 130g de açúcar
  • 340g de morangos
  • 5ml de suco de limão

Modo de preparo

Insira os morangos bem limpos e sem os cabinhos em uma panela. Em seguida, amasse-os grosseiramente com a ajuda de um garfo. Adicione o açúcar aos poucos e deixe a geleia descansando por 10 minutos. Despeje o suco de limão e deixe a geleia cozinhando em fogo médio, mexendo com a ajuda de uma colher de pau.

Uma espuma rosada irá se formar sobre a geleia, e você pode retirá-la caso deseje evitar que a geleia fique turva. Após 20 minutos de fervura, a geleia fica espessa. O ponto ideal é alcançado quando abrimos um caminho no meio da massa e o canal não se fecha. Nesse momento, você pode retirar a geleia do fogo.

Essa receita rende, em média, 4 potes de 250ml. Para fazer mais potes, basta multiplicar os ingredientes proporcionalmente. Os potes de vidro devem ser esterilizados para que a geleia se conserve por mais tempo. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

Lave bem os potes de vidro com água quente e detergente. Em seguida, coloque os potes de vidro, sem as tampas de alumínio, em uma panela funda com água, de modo a cobri-los completamente. Ferva a água por 10 minutos.

As tampas de alumínio devem ser colocadas em outra panela com água, que deve ser aquecida. Assim de surgirem as primeiras bolhinhas, retire as tampas de alumínio da água.

Após o processo de esterilização, tenha o cuidado de não pegar os potes e as tampas com as mãos. Manuseie-os com o auxílio de um pegador ou de folhas de papel toalha. Deixe os potes e tampas escorrendo sobre o papel toalha ou um pano bem limpinho.

Coloque a geleia dentro dos potes, sem encostar um dedo sequer. Limpe as beiradas e tampe bem os potes. Em seguida, leve os potes com a geleia para uma panela funda com água e deixe ferver por mais 15 minutos. Assim, a tampa vai afundar e o pote vai ficar mais fechadinho.

Geleia de alecrim

O alecrim é o ingrediente da felicidade! Essa receita de geleia rende duas porções e tem um tempo de preparo de 30 minutos. Ela é bem fácil de fazer e, para isso, você precisará de:

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 2 peras descascadas e bem picadas
  • 2 xícaras de alecrim
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de molho de pimenta (ao gosto)
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Bata as peras e o azeite, de forma a preparar um purê. Se necessário, adicione uma ou duas colheres (sopa) de água. Despeje a mistura em uma panela e junte o açúcar, o alecrim, o molho de pimenta e uma xícara de água. Leve a mistura ao fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos.

Mexa a mistura com o auxílio de uma colher de pau, e não deixe a geleia grudar na panela. Retire do fogo, deixe esfriar e insira nos potes de vidro já esterilizados. Repita o procedimento de esterilização com os potes cheios de geleia, conforme ensinamos na receita anterior.

Essa geleia é ideal para servir com carnes grelhadas, assadas e pratos salgados.

Para guardar memórias

Os porta-retratos têm uma série de significados, especialmente se você conta com um serviço de fotografia que possa disponibilizar as fotos tiradas durante a festa para os convidados. Compre porta-retratos de madeira e pinte-os de acordo com as cores do tema da sua cerimônia. Quando os porta-retratos secarem, arremate com um embrulho em papel pardo ou com um laço de fita.

Como embrulhar as lembrancinhas

Nós bem sabemos que a cerimônia de casamento é uma ocasião para pompas e celebrações. Porém, pare um momento para refletir na quantidade de papel e plástico descartados no meio ambiente que apenas uma cerimônia gera. Você quer que a sua cerimônia seja marcada pelos resíduos que ela deixou?

Por isso, tantas propostas criativas têm buscado oferecer as porções de alimentos e o embrulho das lembranças de maneira sustentável, reaproveitando embalagens ou optando por itens que possam ser usados depois da cerimônia. Abaixo, veja a nossa lista de sugestões para deixar as suas lembrancinhas charmosas e alinhadas à proteção do meio ambiente:

  • O arroz para ser jogado nos noivos pode ser embrulhado em envelopes de papel kraft, tubos de ensaio ou vidrinhos.
  • As suculentas e mudinhas de plantas podem ser colocadas em cachepós com laçarotes feitos de retalhos de panos, em xícaras, em terráreos ou podem ser embrulahdas em papel kraft.
  • Velas aromáticas, sachês de chá, sabonetes, doces e geleias podem ser colocados em potes de vidro bem limpos. O toque do casal pode ser colocado em pinturas nas tampas, laços, forros, dentre outros. Veja aqui algumas ideias e convoque seus amigos para tardes de artesanato! Além de economizar, a diversão é garantida!

Cuidados ao encontrar uma fornecedora de lembranças de casamento

Escolher fornecedores para sua festa de casamento não é uma tarefa simples. Afinal, todo casal deseja que esse seja um momento único, e nem todos os fornecedores estão preparados para lidar com as expectativas dos seus clientes.

Um engano comum é pensar que contratos com fornecedores caros garantem um serviço de primeira, e que os casamentos com orçamento reduzido jamais poderiam fazer uma celebração bem-sucedida. Isso nem sempre acontece!

Por isso, reunimos algumas dicas para que vocês contem com os melhores parceiros possíveis nesse momento tão importante. Confira!

Peça indicações

Você certamente tem um amigo ou parente que se casou recentemente e passou por um bocado de "perrengues" com fornecedores. Sendo assim, peça recomendações de bons serviços e daqueles que devem ser evitados. Verifique também se há serviços com potencial à vista!

Analise prazos

Se você notar que a empresa está apresentando prazos em cima da hora, procure por outra. Afinal, uma empresa que não cumpre prazos pode causar atrasos constrangedores, inclusive no dia do evento.

Verifique atentamente os portfólios

Mesmo que você já tenha indicação de amigos e parentes, é bom verificar o portfólio da empresa antes de contratá-la. Assim, você garante que ela vai entregar um serviço de acordo com as suas exigências. Se possível, visite a empresa e peça para ver os produtos — peça para degustar caso as lembrancinhas sejam comestíveis.

Faça mais de um orçamento

O ideal é que você tenha o orçamento planejado e, pelo menos, mais duas opções, de forma a fazer comparações e verificar, dentro das suas possibilidades, quanto vale gastar com cada serviço.

Lembrancinhas: uma forma de demonstrar gratidão

As lembrancinhas de casamento são essenciais para demonstrar gratidão e afeto pela presença e pelo apoio de amigos e familiares à união do casal. Seja cuidadosa ao preparar as lembrancinhas e lembre-se de acrescentar um toque de personalidade a elas, seja com embalagens que você aprendeu por meio de tutoriais (DIY), fotografias ou com ingredientes especialmente selecionados para seus convidados.

Se você gostou deste post, confira também o nosso eBook com dicas para montar um convite de casamento DIY e coloque as mãos na massa!

Imagens via Brides / Pinterest / Amando Cozinhar / Sant Sandalias Personalizadas / The Knotty Bride / Casório na Serra / Delas IG / Bride to Bride

Publicações relacionadas

lembrancinhas em biscuit personalizadas

Casamento - Há aproximadamente 5 anos

7 ideias de lembrancinhas em biscuit personalizadas

Lembrança de vidro

Casamento - Há aproximadamente 4 anos

Lembrança de casamento simples: 6 ideias usando o vidro

lembrancinhas convidados

Casamento - Há quase 4 anos

7 tipos de lembrancinhas que todo convidado(a) quer ganhar

Comentários