O que é RSVP e para que serve?

Há mais de 2 anos

rsvp

Está na fase do planejamento do casório e gostaria de uma estimativa de quantas pessoas comparecerão ao seu evento? Então conheça a expressão francesa RSVP (Réspondez S’il Vous Plait), que significa “Responda, por favor”.

Por meio do convite, você solicita que seu convidado responda se comparecerá ou não ao seu casamento. Não tem coisa mais estressante do que aquele convidado que não confirma presença, não é? Então para evitar que isso aconteça, ponha o RSVP em todos os seus convites.

o que é rsvp

Você que é noiva, sabe exatamente que os maiores gastos de uma festa são o serviço de buffet e as bebidas, que são calculados pelo número de pessoas, então, é importante que exista uma confirmação, a fim de evitar gastos desnecessários e organizar melhor o seu grande dia.

Para você que ainda não conhecia essa expressão e sua importância para um grande evento, tire todas as suas dúvidas aqui conosco.

Em que lugar do convite devo colocar RSVP?

O ideal é colocar no final do convite e em letras menores, com a data limite da confirmação, o número de telefone e a pessoa para quem confirmar. Se você achar que seus convidados podem não entender o significado de RSVP, não fere a etiqueta traduzir para o português: “Por gentileza, confirmar presença até dia (x), com a senhora (x), por meio do telefone (x)”.

rsvp convite

Este é o RSVP passivo, que você coloca no convite um e-mail, site ou número de telefone para que os convidados confirmem presença.

Uma dica moderna e interessante é criar um site divertido e criativo para o seu casamento e que possua um link para a confirmação dentro do próprio site. É importante lembrar que é válido ter a opção de confirmação por telefone, pois pessoas mais velhas ou que não tem o hábito de usar a internet podem deixar de confirmar.

RSVP ativo, o que é?

Para aqueles convidados que não confirmaram presença até a data limite estipulada no convite, uma pessoa, que não seja você, a noiva, uma empresa especializada ou assessorias cerimoniais que ligam para cada um dos convidados solicitando a confirmação ou não da presença.

No Brasil, poucas pessoas possuem a cultura e a educação de confirmar a presença, por isso, o RSVP ativo é fundamental para um melhor planejamento do seu casamento e conseqüentemente, receber e servir melhor seus convidados, evitar sobras e faltas quanto ao serviço de Buffet e bebidas, além de evitar pagar alguma diferença depois da festa.

Outra vantagem significativa para você aderir ao RSVP é a de incluir outras pessoas também queridas, mas que não couberam na lista de convidados devido ao orçamento.

Imagens via Noivas Net / Papel e Estilo / Casar é um Barato

Publicações relacionadas

convite de noivado

Convites - Há mais de 2 anos

7 ideias DIY para convite de noivado

Plaquinhas divertidas para entrada da noiva

Casamento - Há 9 meses

10 plaquinhas divertidas para a entrada da noiva

convite de noivado diy

Convites - Há aproximadamente 2 anos

eBook grátis: dicas para um convite de noivado DIY

Comentários