Organização de casamento: como prepará-lo em apenas 6 meses?

Há mais de 2 anos

Organização de casamento em 6 meses

O tempo passou voando e agora você só tem 6 meses até a data do seu casamento? Ou talvez o pedido tenha surgido em um momento muito importante, que também limita o tempo de vocês? Será que você vai mudar de cidade, ou talvez de país, e deseja casar antes disso? O motivo não importa! O que importa é que organizar um casamento em 6 meses é um desafio e uma corrida contra o relógio, mas com nossas dicas, será mais fácil.

A organização de casamento já é algo complexo. Em seis meses, então... sem pânico! Siga nossas dicas e tenha um casamento perfeito.

Você está completamente perdida? Não sabe nem por onde começar? Fique calma! Vamos ter dar um checklist cheio de orientações que vão facilitar sua vida e te permitir dormir em paz durante essa reta final.

1 - Delimite seu orçamento

Esse é o primeiro passo para organização de casamento, visto que todos os outros dependem desse. Em um casamento planejado em seis meses é ainda mais importante tomar cuidado com o orçamento porque, por conta do prazo apertado, os noivos podem acabar comprando coisas ou contratando serviços por preços que não são os ideais.

2 - Cuidado com o orçamento: ele é um fator crucial para organização de casamento.

Dessa forma, é muito importante pré-estabelecer um orçamento e se manter rígida com ele. Reserve uma cota para emergências, pois imprevistos acontecem em toda organização de casamento!

3 - Defina a data

A data é a primeira etapa a ser cumprida na organização de casamento após a delimitação do orçamento, especialmente quando se trata de planejar casamento em 6 meses. Escolha um mês e um período dele, mas não se atenha muito a dias, pois com o prazo apertado, é provável que nem todos os dias estejam disponíveis nos locais que você for orçar.

4 - Faça a lista de convidados

Essa lista de convidados não precisa ser a definitiva, mas ela é necessária para que você possa saber mais ou menos quantos convidados pretende chamar. Essa informação é crucial para conseguir reservar o salão de festas ou qualquer outro lugar que você pretenda alugar para o casamento. 

A lista de convidados é necessária para conseguir reservar o local da festa e é um passo fundamental na organização de casamento.

Dessa forma, tente fazer a lista de convidados da forma mais completa possível para planejar casamento em 6 meses de forma eficiente e tente negociar um bom preço por convidado extra (aqueles que extrapolarem o contratado) com o local da festa. 

5 - Orce o local da festa, de forma completa

Local da festa

O ideal na organização de casamento é orçar diversos locais para festa e orçar de forma separada os outros componentes, como buffet, decoração, as bebidas e os modos de chegada para noiva. Todavia, como estamos falando de planejar casamento em 6 meses, o ideal é que você consiga negociar com o local da festa todos esses pormenores também, para que eles se encarreguem de fazer tudo e você só precise supervisionar.

Isso provavelmente vai sair um pouco mais caro do que sairia se você pudesse fazer tudo separadamente, mas é uma decisão mais acertada para conseguir dar conta de planejar todo resto do casamento. Negocie com os lugares e procure o melhor preço!

Se for o caso de um casamento fora da Igreja, não esqueça de procurar por um juiz de Paz ou um Pastor. No caso de casamento na Igreja, não esqueça de adicioná-la na lista de locais para fechar. É importante reservar a Igreja e o local da festa, não esqueça!

6 - Envie o save the date para seus convidados e o convite para seus padrinhos e madrinhas

Assim que o local e a data estiverem confirmados, envie o save the date para seus convidados! É possível enviá-lo por correio, por e-mail ou por ambos. É importante lembra-se de fazer isso o quanto antes para que eles possam se programar para estarem presentes. Dê uma olhada nas nossas ideias criativas de pré-convite!

O envio do save the date é a única forma de garantir que os convidados vão se organizar para estarem presentes no seu casamento.

O convite para madrinhas e padrinhos também precisam ser enviados com antecedência para que eles se programem para o casamento e também possam ajudar no processo. Toda ajuda é necessária quando se trata de planejar casamento em 6 meses.

7 - Contrate o serviço de fotografia o quanto antes

Se você quiser fazer um daqueles ensaios de fotografia típicos de casamento antes do dia da cerimônia precisa contratar um serviço de fotografia com urgência para que seja possível realiza-los! Da mesma forma, é importante que você e o fotógrafo construam um relacionamento de amizade e cumplicidade. Assim, ele será capaz de tirar as mais lindas fotos do seu grande dia. Nós temos algumas dicas para você escolher um bom fotógrafo, não deixe de conferir!

8 - Defina o destino da lua de mel

Na organização de casamento, esse tópico é fundamental. É importante decidir o destino e fechar o pacote de viagem o quanto antes pois, em via de regra, quanto mais perto a data, mais caro o pacote. Que tal ir para uma ilha paradisíaca? 

Quanto mais em cima da hora, mais cara fica a viagem! Reserve logo sua lua-de-mel.

Além disso, também é importante decidir com antecedência para que os convidados possam dar cotas da lua de mel pelo site dos noivos, que também precisa ser executado nessa etapa.

9 - Faça a lista de presentes

Elaborem a lista de presentes para que eles também possam figurar no site, ao lado das cotas da lua de mel. Faça as listas e o site o quanto antes para que seus convidados possam ter tempo para se organizar e comprar os presentes, que muitas vezes pesam um pouco no orçamento familiar.

10 - Procure seu vestido e defina parâmetros para roupas em geral

Comprar um vestido de noiva nunca é uma tarefa fácil, mesmo na organização de casamentos com mais tempo. Por isso, é necessário que você comece a busca pelo vestido ideal desde cedo e se dê um prazo máximo para escolhê-lo. Afinal, depois disso você ainda precisará fazer ajustes e comprar ou alugar todos os acessórios. Saiba as tendências de vestido de noiva para esse ano!

Pesquise seu vestido de noiva

Nem sempre é fácil achar o vestido de noiva ideal. Por isso, comece a procurar o quanto antes!

Da mesma forma, defina de imediato qual será a cor para o vestido das madrinhas, mães ou qualquer outro convidado de honra. Assim, todos têm tempo para se programar. A vestimenta do noivo também tem que ser esquematizada e levada em consideração nessa etapa do processo. Não esqueça de pensar no buquê!

11 -  Reserve seu Dia da noiva

Se você quiser um dia de noiva também é preciso se apressar! Os hotéis, salões e spas que oferecem esse tipo de serviço só recebem um número baixo de noivas por dia, e portanto, é importante reservar a data do seu dia da noiva com antecedência.

12 - Fique de olho na decoração

Mesmo que você tenha conseguido fechar um pacote com a casa de festas ou local de realização da cerimônia que inclua a decoração, é sempre bom ficar de olho para ter certeza que a decoração ficará de seu gosto. Uma dica é colocar uma das madrinhas ou padrinhos de confiança para cuidar desse detalhe para você e garantir que tudo estará lindo no grande dia. 

As flores precisam ser pedidas com antecedência e são um fator primordial na hora de planejar casamento em 6 meses.

Lembre-se: se as flores não fizerem parte do pacote de decoração, você precisa lembrar-se de fazer reserva delas com antecedência e combinar como será a entrega no dia do casamento ou no dia anterior.

13 - Mande fazer os convites

Mande fazer os convites

Com a lista de presentes prontas, o site dos noivos pronto, a lista de convidados definida e a data e local combinados, é hora de enviar os convites. O ideal é mandar os convites pelo menos um mês antes do casamento, então é importante que os convites estejam prontos pelo menos 15 dias antes dessa data.

Como nada pode dar errado ao planejar um casamento em 6 meses, nossa sugestão é que você combine a entrega dos convites para um mês antes da data que pretende começar a enviá-los.

14 - Testar bolos e doces

Novamente, ainda que o buffet completo faça parte do pacote do local onde se realizará a cerimônia, normalmente um dia para testar bolos e doces é oferecido. Talvez você não possa comparecer por estar atarefada com outras tarefas dessa lista, mas não deixe de enviar uma amiga de confiança para checar a qualidade. 

Testar bolo e doces

A testagem é uma etapa fundamental da organização de casamento para garantir que tudo está uma delícia.

Se você não fizer a testagem, não poderá reclamar se tiver algo de ruim sendo servido no dia da festa. É na testagem que você vai escolher o que fará parte do menu e pedirá alterações, se necessário.

15 - Prepare as lembrancinhas

Com um prazo tão apertado, o ideal é focar nas lembrancinhas pré-pronta e não em algo personalizado ou feito à mão. Uma boa sugestão é apostar no docinho bem-casado como brinde, dentro uma caixinha fofa e estilizada. Lembre-se: dar lembrancinhas é de bom-praxe, mas não deve ser sua prioridade na lista.

16 - Entenda os trâmites do casamento civil

Verifique o que é necessário para realização do casamento civil. O cartório tem um processo burocrático a ser seguido antes de casar duas pessoas, assim como as Igrejas. 

Há todo um trâmite legal a ser seguido nos casamentos civis e é importante você se informar o quanto antes para que nenhum inconveniente surja no caminho.

Desse modo, é crucial que você vá até o cartório mais próximo e se informe sobre o processo. Nós preparamos um post sobre os procedimentos mais comuns que pode te ajudar nesse momento.

17 - Defina as músicas da cerimônia e da festa

Defina as músicas de cerimônia e festa

Esse detalhe é muito importante e, com a correria para planejar casamento em 6 meses, pode ficar esquecido. Não deixe! A música faz toda diferença para a cerimônia e para festa. Converse com os DJs responsáveis, ou com a banda que pretende contratar. Deixe tudo esquematizado e fechado de acordo com a vontade dos noivos, mas peça para um dos padrinhos cuidar de ajustes finais.

18 -  Envie os convites

Quando faltar pouco mais de um mês para a data, envie os convites. Opte por entregar em mãos, se possível, para economizar com o envio. A entrega não precisa ser feita por um dos noivos, mas sim pode ser delegada para algum amigo próximo. 

Não deixe para cima da hora! Mande os convites com pelo menos um mês de antecedência.

Na impossibilidade de entrega em mãos, envie com antecedência e sempre com uma forma de rastreio. A última coisa que você precisa ao planejar casamento em 6 meses é que os Correios extraviem seus convites!

19 - Delegue a organização do Chá-bar

Desde o início, coloque uma madrinha ou padrinho na missão de organizar o chá-bar. Acredite: você não terá tempo disponível. Dê os direcionadores e deixe que eles cuidem dos assuntos práticos, recorrendo a você sempre que surgir alguma dúvida. Não se esqueça de fazer a lista de presentes e registrá-la em algumas lojas.

20 - Realize o casamento civil

Se sua organização de cerimônia e festa não contar com um momento para o casamento civil, o ideal é realizá-lo alguns dias antes do dia da festa. Não precisa programar nada de grandioso para seu casamento no civil: a grande festa estará por vir.

Nós temos algumas dicas de vestidos e penteados, bem como para você organizar uma pequena recepção. Mas lembre-se: tudo pode e deve ser bem simples. A grande festa ainda estará por vir!

21 - Delegue os últimos ajustes e cuide de você

Na reta final, preocupe-se com seu bem-estar e delegue os últimos ajustes para as pessoas de confiança a sua volta. Você precisa estar concentrada em ser uma linda noiva e não se estressando porque alguma coisa saiu um pouquinho do controle. Fique calma: alguma coisa sempre sai um pouquinho do controle. No final, dá tudo certo.

22 - Não esqueça de fazer as malas

Nessa correria e confusão, é bem comum que os noivos se esqueçam de preparar as malas para a lua de mel! Não caia nessa. Deixe tudo pré-organizado, com os documentos necessários para a viagem separados e a mala fechada! Deixe as malas prontas para curtir a lua-de-mel!

Dessa forma, é só passar a mão em tudo e sair para a viagem! Depois de toda correria para planejar casamento em 6 meses, vocês merecem relaxar e se divertir!

Esperamos que esse guia tenha te ajudado! Queremos saber o que você achou deste post! Por favor, compartilhe conosco suas angústias e preocupações quanto a organização de casamento! Aproveite e conheça o nosso guia de fornecedores, onde elencamos alguns profissionais de confiança que podem ajudar a planejar casamento em 6 meses com maior facilidade.

Por fim, inscreva-se em nossa newsletter e receba, com antecedência, nossos conteúdos exclusivos.

Publicações relacionadas

como organizar um casamento

Planejamento - Há mais de 3 anos

Aprenda como organizar um casamento inesquecível!

Organizar casamento

Planejamento - Há mais de 2 anos

10 coisas que você não pode esquecer de fazer ao organizar casamento

site de casamento segurança e praticidade

Planejamento - Há aproximadamente 4 anos

Site de casamento: segurança e praticidade à serviço dos noivos

Comentários