10 coisas que você não pode esquecer de fazer ao organizar casamento

Há mais de 2 anos

Organizar casamento

Quando os namorados se transformam noivos, é sinal de que o relacionamento chegou a uma nova etapa. A realização de ter um amor sólido e verdadeiro vem junto com a responsabilidade de organizar casamento. Nesse sentido, existem muitas decisões a serem tomadas, diálogos com o noivo e bastante disciplina. Tornar o sonho do casório uma realidade é uma tarefa árdua, porém possível. No entanto, é importante seguir alguns passos.

Assim sendo, ressaltamos que a comemoração do enlace não se restringe apenas à cerimônia. Antes disso, é necessário cumprir uma rol extenso de compromissos. Contudo, é muito comum a noiva ficar insegura se perguntar como planejar um casamento. Por essa razão, organizar casamento é uma missão para ser feita em conjunto. Além dos noivos, familiares, padrinhos, amigos e profissionais especializados devem estar colaborando no processo.

Pois bem, a partir daqui, vamos apresentar 10 coisas para não esquecer na organização de casamento. Abaixo, segue uma lista essencial para guiar a sua maratona rumo ao altar. Portanto, preste atenção e comece o seu planejamento de casamento agora!

1 - Estabeleça uma data para o evento

Estabeleça uma data

Assim que ficar noiva, estabeleça uma data para a festa. Organizar casamento requer metodologia. Por causa disso, definir o dia exato será fundamental para programar toda sua agenda de atividades. O ideal é ter um ano a fim de preparar tudo o que for referente à organização de casamento.  

2 - Faça um cronograma

Em seguida, faça um cronograma bastante detalhado: reuniões, eventos pré-wedding, provas e tudo mais que estiver relacionado ao seu planejamento de casamento. Cada tarefa dessa precisa estar definida por mês, data e hora ao longo de um calendário. É imprescindível controlar esse esquema com o intuito de evitar transtornos e perder oportunidades, como contratar um prestador de serviço exclusivo para a sua celebração.

3 - Poupe dinheiro

Ao abordar o tema planejamento de casamento, sempre lembramos o quão primordial é poupar dinheiro. Tenha uma reserva exclusiva para a organização de casamento. Por isso, recomendamos a abertura de uma poupança só para esse fim. E, junto a isso, cumprir com rigor a rotina de fazer depósitos regulares.

4 - Pesquise os fornecedores

Pesquise os fornecedores

A pesquisa de fornecedores deve começar na mesma época em que o cronograma for feito. É a parte inicial do processo de organizar casamento, visto que demanda tempo e paciência.

Selecionar um bom fornecedor exige avaliação de portfólio, pesquisa de trabalhos anteriores, afinidade do estilo do profissional com o que a noiva deseja, bem como a negociação dos preços. Além disso, ao fechar o serviço com antecedência, assegurar  a presença dele ou de seu serviço na sua celebração será mais fácil.  

5 - Convoque os padrinhos e damas de honra

Os padrinhos e as damas de honra terão um papel indispensável. Em decorrência disso, converse com todos, meses antes do casório, pois eles também vão fazer parte dessa organização de casamento. Uma vez que tais participantes especiais precisam estar totalmente envolvidos com o tema e protocolos da festa.

6 - Se puder, contrate um cerimonial

Algumas pessoas consideram o cerimonial um serviços dispensável. Mas, na verdade, é extremamente útil e vantajoso. Do mesmo modo, acreditam que se trata de um trabalho caríssimo. Entretanto, o que poucos sabem é que existem modalidades distintas de assessoria na organização de casamento. Inclusive, fizemos um post sobre isso aqui no blog. E podemos garantir: há possibilidades para todos os bolsos. Logo, pense no assunto. Vale a pena!

7 - Faça provas de cabelo, maquiagem e roupa

Prova de cabelo

Conforme citamos alguns tópicos acima, as provas de cabelo, maquiagem e roupa devem estar em seu cronograma. Porém, evite deixar essa etapa próxima do casório. Faça esses testes com calma. Antes, busque por referências, observe as tendências de moda e analise o que tem a ver com você.

Ademais, converse com os profissionais envolvidos, peça opiniões e recomendações sobre essa fase da organização de casamento. Afinal, toda noiva quer estar deslumbrante no seu grande dia.

8 - Reserve o salão para do dia da noiva

A reserva antecipada do salão para o dia da noiva é muito importante. Isso porque esse é um serviço concorridíssimo. Por conta disso, muitas vezes, as noivas ficam sem profissionais disponíveis, o que é desesperador. Imagine! 

9 - Garanta a sua data na igreja

Do mesmo modo, reserve a sua data na igreja. As agendas para as cerimônias são disputadas, especialmente se a celebração for em um mês típico, como maio. Marque o seu casamento, pelo menos, um ano antes. Dessa forma, o seu planejamento de casamento poderá seguir com mais segurança e tranquilidade.

10 - Planeje a sua lua de mel

Planeje a lua de mel

Organizar casamento compreende três fases: antes, durante e depois. A lua de mel corresponde a esta última. Por conseguinte, é necessário um plano. Ao pensar nisso no começo dos preparativos da comemoração, será possível ainda parcelar toda a viagem durante o ano antes do casamento. Seria perfeito, não?

Daqui em diante, é a sua vez de compartilhar suas impressões, dúvidas, ideias e planos sobre como planejar um casamento. Sabemos que não é simples, mas estamos aqui para colaborar com você. Vamos continuar conversando aqui pelo blog, combinado? Aproveite e faça a sua inscrição em nossa newsletter no botão ''Cadastre-se'' logo acima para receber nossos conteúdos exclusivos! 

Publicações relacionadas

meeka a assistente pessoal dos noivos

Planejamento - Há mais de 3 anos

Conheça a Meeka, a assistente que organiza o seu casamento

site de casamento segurança e praticidade

Planejamento - Há aproximadamente 4 anos

Site de casamento: segurança e praticidade à serviço dos noivos

O que é casamento por adesão?

Planejamento - Há mais de 2 anos

O que é o Casamento por Adesão? Saiba tudo sobre

Comentários