Hora de organizar sua lista de casamento? Veja como fazer o planejamento certo

Há aproximadamente 5 anos

Lista de casamento

O casamento está próximo é chegada a hora de organizar a lista de convidados. Na hora de selecionar os convidados é natural o pânico, pois muitas vezes é preciso que algumas pessoas fiquem de fora.

Além deste problema os custos do casamento também precisam ser levados em consideração, pois quanto mais pessoas mais gastos terá o casamento.

Algumas vezes o estresse pode ser por conta da necessidade de convidar alguém que você não faz questão, porém é da família ou do círculo do noivo.

Montar a lista de casamento

Por isso é preciso levar algumas considerações na hora de organizar a lista de casamento, pois principalmente os custos da cerimônia, recepção, lua de mel entre outras coisas são influenciados já que é preciso organizar tudo corretamente para que tudo fique dentro do orçamento desejado e do seu gosto.

Geralmente os noivos ficam confusos, pois são muitos conhecidos, amigos, vizinhos, parentes, colegas de trabalho, desta forma, fica complicado equilibrar o número de convidado com o orçamento da festa.

Para facilitar sua escolha, confira algumas dicas para que os noivos não errem na hora de preparar a lista de casamento.

Como organizar a lista de casamento

Inicialmente a lista de convidados é o primeiro passo para o planejamento do casamento, pois a quantidade de pessoas interfere diretamente em todos os detalhes da festa, como local e até na quantidade de comida e bebida.

Para iniciar a lista, comece pelas pessoas mais próximas, depois para os parentes distantes e os amigos dos pais e do trabalho.

Lista de convidados

Uma dica útil é começar a lista pelos bisavós, em seguida pelos avós, tios, primos, padrinhos e amigos, ou ainda fazer a lista em ordem alfabética. Utilizar a ordem alfabética ajuda a evitar repetir nomes e também na hora de conferir se faltou alguém.

Orçamento e lista

Este item é fundamental, pois é preciso que a lista de casamento seja feita de acordo com o seu orçamento, desta forma, é fundamental que a lista de casamento seja definida no início do planejamento.

Faça seu orçamento

Erros comuns

Algo que acontece com diversos casais é criar a lista separadamente, deste jeito a lista irá ficar mais extensa e provavelmente fora do orçamento. Outro equívoco é que os noivos acabam convidando diversas pessoas por protocolo, ou seja, obrigação, porém, o correto é nunca convidar alguém por obrigação.

Para situações na qual é preciso tirar alguém da lista o recomendado é avaliar quem são os convidados obrigatórios e a proximidade com os noivos, a partir daí é possível selecionar quem não irá estar na lista.

Erros comuns

Já para os noivos que possuem pais que interferem na lista, o recomendado é conversar e deixar claro as limitações, porém, o educado é permitir que os pais convidem algumas pessoas do seu círculo de amizades.

Em todo caso o correto é dar preferência para o casal, pois a festa de casamento são deles, além disso, a lista de convidados também define os gastos da festa, portanto, a última decisão tem que vir dos noivos sem influência de amigos, parentes ou pais.

Convidados

Imagens via Best Festas / Editorialismo / Nós Vamos Casar / Véu da Noiva / Pixabay

Publicações relacionadas

meeka a assistente pessoal dos noivos

Planejamento - Há quase 3 anos

Conheça a Meeka, a assistente que organiza o seu casamento

Erros comuns ao elaborar a lista de convidados

Lista de Convidados - Há mais de 1 ano

7 erros comuns que você pratica ao elaborar sua lista de convidados

promoção agenda da noiva

Planejamento - Há aproximadamente 3 anos

Promoção imperdível "Agenda da Noiva" na semana da mulher!

Comentários