Protocolo de casamento: quem deve levar a noiva até o altar?

Há 10 meses

Protocolo de casamento noiva ao altar

A emoção toma conta quando o mais esperado pedido de casamento acontece. As mãos da noiva tremem, as lágrimas de alegria escorrem e tudo que você consegue dizer no momento é SIM. A partir desse momento, você tem alguns meses para mudar de vida completamente e dar um passo tão importante: casar com o amor da sua vida. Após contar para a família que você vai casar, o primeiro pensamento que vem em mente é: “preciso começar a organizar tudo isso agora”.

E é nesse momento que você não pode se desesperar, noiva, pois tudo será perfeito se você realizar pesquisas, pensar com calma e planejar tudo ao seu tempo. Desde a música de entrada da cerimônia e festa, tudo precisa ser refletido com calma e com ajuda de muita busca de inspirações na internet.

Se você acha que perderá o controle de tudo, não se preocupe. Existem agências de casamento que planejam do começo ao fim para que o seu casamento seja único e do jeito que você sempre sonhou para que essa data seja especial.

Você noiva está pronta para planejar? Então que tal começar por quem te levará até o altar?

Pai

A maioria das noivas optam pela tradicional entrada com o pai. Essa tradição vem de uma cultura patriarcal, onde o pai entregava o seu bem mais precioso para o noivo, permitindo que eles começassem uma nova família.

Entrada da noiva com o pai

Foto: Alex Magioni Fotografia

A figura paterna que criou, ensinou e esteve em todos os momentos ao seu lado, pode ser uma boa escolha. Mas, se houver motivos que podem transformar essa entrada em um clima ruim, escolha outra pessoa. Há noivas que optam por não entrar com o pai pois teve algum desentendimento no passado ou infelizmente, ele já partiu. Mas calma, há inúmeras possibilidades para a sua entrada seja triunfal.

Mãe

A mulher mais importante da sua vida pode sim entrar na igreja/salão com você. Nos casamentos mais atuais, as noivas estão dando o privilégio de serem acompanhadas pelas suas mães, pois muitas dessas figuras maternas fizeram papel de pai e mãe durante a vida de suas filhas. A emoção toma conta de todos os convidados que presenciam a essa escolha. Afinal, é uma honra ter a pessoa que te gerou ao seu lado no caminho para o felizes para sempre.

Padrasto

Sabe aquela pessoa que fez a sua mãe feliz depois da separação e de quebra foi um bom paizão na sua infância/adolescência? Ele também pode ser o escolhido para a data. A afinidade e o amor que vocês construíram pode ser tudo que você, noiva, precisa para não cair nas lágrimas no percurso até o altar. Há quem prefira que o pai e o padrasto participem. Então, há um revezamento entre os dois onde o padrasto pode percorrer um trecho e o pai entrega ao noivo, ou vice e versa.

Pai e Mãe

Pai e mãeFoto: Alex Magioni Fotografia

Sim, a dupla mais importante da sua vida pode e deve estar do seu lado nesse momento. A noiva pode entrar com os dois, mas precisa verificar se o espaço onde acontecerá a cerimônia, comporta a entrada de três pessoas juntas. Fora isso, não há regras. Você pode homenagear e estar com as duas pessoas que você mais ama ao seu lado. Confira aqui algumas músicas para a entrada com seus pais ser um arraso.

Irmão

Seu brother entrando com você na igreja? Por que não. Ele esteve ao seu lado desde pequeno e te ajudou em muitos momentos bons e ruins. Há irmãos que são tão apegados que não se desgrudam e nem no momento do sim. O que importa nesse momento é que você esteja ao lado de quem ama e que faz jus a essa honra.

Filhos ou crianças

Se você é mãe, que tal escolher o seu filho para entrar de braços dados com você? Essa figurinha te fez a pessoa mais feliz do mundo a partir do momento que nasceu. Você esteve ao lado dele nos primeiros passos e nada mais justo do que ele estar ao seu lado nesse caminho tão decisivo da sua vida.

A noiva também pode escolher as daminhas e pajens para que a sua entrada seja inesquecível. Você pode optar por chamar a sua prima pequena, sua filha, sobrinha ou afilhada.

Avô ou avó

Inúmeras crianças acabam sendo criadas pelos avós, pois os pais trabalham muito e não possuem tanto tempo para educar uma criança. E isso cria um vínculo enorme entre os três. Não é à toa que essa conexão é tão forte que noivas estão optando por entrar com eles. É uma homenagem emocionante e garantimos que seus avós vão amar entrar ao seu lado nesta data.

Sogro ou sogra

Caso a noiva não tenha nenhum membro da família em que ela escolha para o caminho até o altar, uma boa escolha é o sogro. Mas isso depende de caso a caso. É preciso que ambos tenham uma relação forte para que a ela se sinta acolhida e feliz ao estar do lado dele no trajeto.

Se a sua sogra foi sua segunda mãe, que tal fazer um convite especial?

Padrinho

O padrinho de batismo sempre tem uma forte ligação com sua afilhada, tornando-o digno de segurar a mão da noiva e levá-la a caminho da união com o seu amado.

Noivo

Sim, você não leu errado. Muitas noivas estão deixando de lado a crendice de que o noivo não pode ver a noiva antes do casamento, para entrar na cerimônia ao lado do amor de sua vida. Essa escolha é bem ousada e surpreende a todos.

Entrada da noiva com o noivo

Sozinha

Independência é uma algo que muitas noivas estão optando. Entrar sozinha não tem nenhum problema, muito menos quando você está caminhando em direção a felicidade. Aproveite o seu momento e brilhe com um buquê maravilhoso e um vestido deslumbrante.

Independente de qual seja a sua escolha, o importante é que você esteja feliz e que a pessoa que te leve ao altar mereça esse mérito. Afinal, não é todo dia que se casa. Então, sendo seu tio, avó, pai, padrasto, mãe, irmão, o importante é que vocês tenham um laço forte para que torne o momento inesquecível e único.

Publicações relacionadas

noiva que não deseja ser mãe

Mais Dicas - Há 10 meses

Quebrando tabus: e quando a noiva não deseja ser mãe?

livros noivas

Mais Dicas - Há mais de 3 anos

7 livros que toda noiva deveria ler antes do casamento

Tatuagens para casais

Mais Dicas - Há quase 4 anos

15 inspiradoras tatuagens para casais

Comentários