Recheio para bolo de casamento: tudo que você precisa saber

Há mais de 3 anos

recheios

No dia do casamento, os grandes destaques vão para a noiva e seu belíssimo vestido, a decoração impecável e para o bolo, que a cada dia se torna uma verdadeira obra de arte. Mas como escolher o recheio para o bolo ideal e fazer dele lindo e delicioso?

Em uma festa de casamento, feita para uma quantidade considerável de convidados, que têm gostos diferentes, idades diversas também, vale mais optar por um recheio que agrade a gregos e troianos ou, mesmo, providenciar mais de um bolo.

bolo de casamento

Como essa última escolha pode dar ainda mais trabalho e, financeiramente, fazer dois bolos espetaculares decorados acaba podendo estourar o orçamento do casamento. Há que se ponderar e ter uma alternativa neutra e gostosa e que deixe todos os familiares e amigos com água na boca.

Especialmente os noivos, uma vez que todos os detalhes do casamento precisam ser, sobretudo, do gosto do casal. 

Neste post você vai conferir:

Como escolher o recheio para o bolo?

Há alguns fatores a se considerar quando o assunto são sabores em festas de casamento. Se você mora em um local com clima tropical o ano todo, um recheio mais leve pode ser mais interessante do que um que vá pesar no estômago dos convidados. O calor pede ideias mais simples e até tropicais. Vale usar a imaginação e escolher uma opção bem saborosa e inesquecível.

como escolher o recheio para o bolo

Frutas suculentas, como a uva ou o maracujá, podem resultar em um recheio para bolo original e muito gostoso. Mas há inúmeras outras possibilidades. Aproveite a riqueza do nosso país em variedade de frutas para experimentar e decidir pelo recheio de bolo que mais combina com o estilo do bolo que pretende ter e com as preferências dos noivos e convidados.

Mas, se o casamento for à noite, você pode fugir dos recheios levíssimos e escolher algo um pouco mais forte e marcante, como nozes ou café. Isso porque a temperatura que, durante o dia, é de calor, pode dar uma trégua mais tarde e oferecer uma noite de clima mais agradável.

Confira agora outras opções de recheio para bolo de casamento durante o dia e durante a noite.

Recheio para bolo de casamento diurno

  • Em casamentos diurnos, uma ideia interessante de recheio para bolo de casamento que tem tudo a ver com o horário é o recheio de baba de moça. Suave, doce na medida certa e gostoso, é difícil encontrar alguém que não derreta de amores por um bolo com um recheio tão especial.

baba de moça

  • Outra sugestão é o recheio de quatro leites. Ele que vem se tornando mais famoso a cada dia não apenas em casamentos, mas festas de 15 anos e aniversários. Ele combina com frutas e com caldas e consiste em uma mistura perfeita de leite condensado, creme de leite, leite de coco e leite em pó. Esse tipo de “brigadeiro branco” pode rechear bolos com massa branca ou de chocolate.

bolo de quatro leites

  • No casamento diurno, o naked cake é sempre uma sensação, e não é apenas pela sua aparência charmosa e que rouba a cena da mesa de bolos. Ele costuma ser feito e decorado com frutas, o que torna o bolo e o recheio perfeitos para o evento pela manhã. Morangos com chantilly de recheio, são românticos e têm tudo a ver com o horário.

naked cake

  • Embora sejam queridinhos das noivas, os bolos de abacaxi com coco e o de beijinho devem ser evitados em épocas de calor. O de baba de moça e de quatro leites, por conter leite de coco, também não são a melhor opção. Os ingredientes podem azedar por conta das altas temperaturas. 

Recheio para bolo de casamento noturno 

Um recheio para bolo de casamento realizado à noite pede algo mais marcante, um paladar forte (mas não confunda forte com enjoativo, ok?).

Partindo desse princípio, as castanhas e nozes são uma excelente pedida para refinar ainda mais o sabor. O recheio de café é incrível, o de chocolate é maravilhoso. O toque final podem ser nozes ou castanhas.

Quais os tipos de recheios mais pedidos em casamentos?

Entre os recheios de bolo de casamento mais pedidos estão os neutros e mais tradicionais:

  • Baba de moça
  • Doce de leite
  • Brigadeiro
  • Ganache de chocolate
  • Bem-casado

Podemos considerar como neutros porque são sabores populares e que costumam agradar adultos e crianças, independentemente da idade.

recheios mais pedidos

São muito populares também o recheio para bolo: beijinho, damasco, nozes, morango com chantilly, nozes com doce de leite, café, pistache, goiabada, chocolate com morango e de abacaxi com coco.

Confira a receita de três dos recheios mais pedidos:

Baba de moça

Ingredientes:

  • 4 gemas
  • 1 garrafinha de leite de coco
  • 1/2 xícara de água
  • 250 gramas de açúcar

Modo de fazer:

Fazer uma calda com açúcar e água, em “ponto de fio”. Deixe a calda esfriar.

Peneire as gemas em uma panela pequena, acrescente a calda e o leite de coco.

Fogo baixo. Mexa até engrossar. A baba de moça está pronta.

Veja a receita aqui.

Doce de Leite com Nozes

Ingredientes:

  • 2 copos (requeijão) de doce de leite
  • 1 copo (requeijão) de nozes trituradas
  • 2 colheres (sopa) de licor de nozes

Modo de fazer:

Misture os ingredientes.

Observação: Faça esta receita quantas vezes for preciso para rechear o bolo.

Fonte da receita: Isamara Amancio 

Recheio de Damasco

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 100 gramas de damascos secos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer:

Coloque os damascos em uma panela e cubra-os com água fria (coloque água o suficiente para cobrir os frutos). Leve ao fogo e cozinhe em fogo brando até que amoleçam. Escorra-os e coloque-os no liquidificador. Acrescente o leite condensado, o açúcar e bata bem. Despeje em uma panela, leve ao fogo brando e mexa com a colher de pau. Quando iniciar a fervura, retire a massa do fogo.

Fonte: receitas de mãe

A escolha da cobertura do bolo

O bolo de casamento ideal depende de sabor, aparência, textura e estilo. Não menos importante do que o recheio, a cobertura certa faz toda a diferença, porque ela precisa estar de acordo com o clima e com a cara da sua festa de casamento.

cobertura do bolo

Se você é uma noiva clássica, os bolos com cobertura de pasta americana permitem diversas decorações que vão deixar o seu bolo mais sofisticado e bem trabalhado. A vantagem da pasta americana é sua infinidade de possibilidades e criações artísticas.

  • A pasta americana é também chamada de fondant ou, ainda, de pasta de açúcar, em sua denominação mais simples. Para efeitos lisos perfeitos e cobertura impecável, é uma excelente escolha como cobertura de bolo de casamento. Ela permite diversos formas de decoração. A desvantagem é que não é tão saborosa. Mas, com o recheio perfeito, não importa tanto, certo? Veja aqui mais sobre bolos decorados com pasta americana

pasta americana

  • Outra cobertura muito tradicional é a de Buttercream, também chamado de creme de manteiga. O creme já é menos sólido, tem um aspecto mais cremoso e deixa um acabamento suave. Se o casamento for em época de calor, o Buttercream pode não ser a melhor escolha, pois ele é gorduroso e pode deformar.

cobertura de creme de manteiga

  • O glacê real permite muitas ideias interessantes. Ele pode ser tingido com corante ao seu gosto e combinar de forma harmoniosa com o tema da festa de casamento. Uma dica interessante é o efeito degradê, que vem sendo bastante utilizado em comemorações desse porte. Das cores mais escuras às mais claras, seu bolo de casamento vai encantar a todos.

cobertura com glacê

  • O merengue italiano é o conhecido marshmallow e pode ser utilizado como cobertura de bolo de casamento. Sua durabilidade fora da geladeira não é muito boa, não sendo uma boa opção para casamentos ao ar livre ou locais com temperatura mais alta. Ele é firme, porém não aceita tantas possibilidades de decoração no topo.

cobertura de marsmallow

  • O naked cake, que é o bolo sem cobertura ou bolo aberto, deixa à mostra de uma forma rústica, mas, ao mesmo tempo, tentadora as camadas de massa e recheio do bolo. Da mesma forma que os outros bolos, ele pode ter diversos formatos. Também como todo bolo de casamento que se preze, a decoração deve ser linda, com flores, laços, pérolas, detalhes charmosos e tudo aquilo que se espera de um lindo bolo de casamento.

naked cake bolo sem cobertura

Sugestões de combinações de recheio e cobertura de bolo

  • O chocolate combina muito bem com o maracujá. Uma massa de chocolate com recheio de mousse de maracujá e cobertura de ganache de chocolate resulta em um bolo muito saboroso. É uma ideia de bolo para casamentos modernos.

cobertura de chocolate

  • Outra sugestão na mesma linha, para fugir do tradicional, seria o recheio de frutas vermelhas, com a massa de chocolate ou, ainda, massa branca.

recheio com frutas vermelhas

  • Que tal massa branca com recheio de doce de leite com nozes e cobertura de pasta americana? A atenção fica toda para o recheio, que tem sabor marcante. E a cobertura traz toda a delicadeza, que pode ser traduzida em desenhos delicados, rendas e outros detalhes.

recheio doce de leite

A importância da degustação do bolo para a escolha

O que não vale é brincar de alquimista, viu? Tudo bem que você quer que o recheio do bolo tenha tudo o que gosta, mas algumas misturas não convencem. E é aí que vem a hora mais deliciosa dos preparativos para casamento: experimentar tudo!

Mas por que é importante fazer a degustação do bolo? Além de você ficar mais tranquila em ter experimentado tudo e desfazer todas as suas dúvidas e inseguranças, nesse momento você terá um amplo leque de opções.

importância da degustação do bolo

Mesmo tendo o seu sabor e combinação preferidos, pode ser que outro tipo de bolo faça seu coração bater mais forte ali na hora. E outra: não é porque você é super apaixonada por um tipo específico que todos serão também, não é? Seja uma anfitriã e noiva preocupada em arrasar e oferecer uma festa inesquecível. Capriche nos preparativos e prove, prove muito antes de decidir.

Durante a degustação, você e o noivo podem falar sobre as especificações e necessidades de vocês, como, por exemplo, se um dos dois tem aversão a algum ingrediente ou alergia, ou mesmo algum convidado especial que não possa comer certo tipo de alimento. Essa é uma preocupação muito importante.

Peça à sua confeitaria preferida para provar todos os tipos de recheios para bolo que possam agradar a você e ao noivo, considerando também a melhor experiência de sabor para os seus convidados no geral.

Tipos de recheios de bolos de casamento

Verifique tudo: tipos de recheios, massas (especialmente se são fresquinhas e macias) e coberturas. Sobre os bolos com cobertura, peça um catálogo para descobrir como poderá decorar o seu bolo e se o local é experiente e tem capricho com bolos artísticos, se for o caso do seu.

Se eles fazem aquela decoração bonita e que te agrada, já é um grande passo. Confira os topos de bolo e veja se há algum que combina com o estilo do casal e a sua escolha para a festa de casamento.

Quem está perto de se casar já está em meio a escolhas de arranjo de mesa, docinhos, toalhas e muitas outras miudezas e detalhes que exigem atenção. Então o seu tempo precisa render quando for fazer a degustação do bolo.

Por isso, faça do seu dia bastante produtivo: leve papel e caneta e anote tudo enquanto estiver lá, para poder pensar com calma depois e ter todos os dados que precisa para se decidir.

Não perca informações e não terá que pedir para fazer um “tira-teima”. Até porque esse pode ser apenas o primeiro local onde foi fazer degustação. Além disso, antes de chegar lá, já leve as suas próprias anotações, para não esquecer de perguntar nem de verificar nada. Porém você pode pedir uma segunda data para degustação, caso prefira.

Na busca pelo bolo perfeito e pelo recheio para bolo mais gostoso e especial, tudo deve ser feito com carinho e cuidado. Afinal, como já adiantamos, o bolo é um destaque, uma das primeiras coisas a se reparar em uma recepção de casamento. E é o bolo e a sua mesa que rendem algumas das fotos mais importantes do álbum de casamento e da vida dos noivos.

O que achou das informações sobre recheios para bolo e sobre esse maravilhoso e doce mundo dos bolos de casamento? Espero ter ajudado para que o seu dia seja inesquecível e perfeito!

Imagens via Food 52 / Wedding Chicks / Black Bridal Bliss / Monjolo / Trishbarker / Cake Design Ideas / Sugar Ruffles / Coco e Baunilha / Modat / Paula Popi / Bride Style / Inspire Blog / Véu da Noiva /  Soutto Mayor / Mega Curioso / Guia da Noiva

Publicações relacionadas

Carrinho de brigadeiro

Bolos e Doces - Há aproximadamente 2 anos

Carrinho de brigadeiro, tendência irresistível nos casamentos atuais, conheça!

bem casados congelamento

Bolos e Doces - Há mais de 3 anos

Bem casados: os truques de congelamento e descongelamento desses docinhos

palha italiana

Bolos e Doces - Há aproximadamente 4 anos

Docinhos para casamento irresistíveis: a palha italiana é tendência

Comentários