Casamento evangélico: confira o roteiro completo

Há 4 meses

Roteiro casamento evangélico

Preparar um casamento evangélico pode deixar os noivos muito ansiosos com tantos preparativos. Sejam as músicas evangélicas, o cerimonial de cerimônia evangélica ou o próprio roteiro do casamento, os preparativos podem acabar deixando os noivos sem conseguir dormir! Sem pânico! Aproveite e confira nossas dicas sobre músicas românticas gospel para embalar seu casamento e sobre os versículos bíblicos mais lindos para seu convite de casamento.

Nesse artigo você vai saber o roteiro completo de um casamento evangélico para ficar tranquila, sabendo tudo que vai acontecer na sua cerimônia de casamento evangélico.

Vamos te dar o roteiro completo padrão, mas isso não quer dizer que ele não pode ser modificado e adaptado, conforme vontade dos noivos e autorização do Pastor que vai conduzir a cerimônia de casamento evangélica. Por isso, lembre-se de sempre confirmar com o celebrante do casamento cristão sobre o roteiro, para ter certeza de como será o seu casamento evangélico.

Você pode inclusive apresentar esse roteiro e suas sugestões de alterações ou inserções, para que vocês debatam e cheguem a melhor conclusão para que seu casamento continue sendo uma cerimônia evangélica, mas tenha sua cara! Vamos separar o roteiro em três partes: entrada, ritual de casamento e encerramento. Fique atenta para não perder nada!

Entrada

A primeira coisa que o pastor vai pedir é para toda igreja ficar de pé para entrada dos participantes da cerimônia de casamento evangélico. A ordem de entrada mais comum é: daminhas e pajens, padrinhos, familiares próximos (pai do noivo e mãe da noiva, irmãos que não sejam padrinhos, etc) e noivo com a mãe (ou alguém que vá representa-la, na ausência).

Os padrinhos devem sentar nas proximidades do altar ou na primeira fila de cadeiras da igreja, sempre perto do lugar dos noivos. Os pais também precisam ter um lugar de prestígio. Lembre-se de guardar lugar para o pai da noiva, que só entrará com a filha.

roteiro de entrada

Todos os convidados devem se sentar e aguardar pela chegada da noiva. O educado é não os deixar esperando por muito tempo. Você pode escolher uma de suas músicas evangélicas para tocar nesse intervalo, criando um clima de expectativa entre seus convidados. As portas da Igreja, se possível, devem estar fechadas. Por fim, o Pastor pedirá que os convidados se levantem para a entrada da noiva.

Você pode escolher entrar com a marcha nupcial ou alguma outra música evangélica de seu agrado. Pode optar por uma música clássica também, ou com alguma música normal em sua versão instrumental. A noiva pode ser precedida por uma florista, mas isso não é obrigatório. Ela deve ser conduzida pelo seu pai (ou por quem o representar) e seguida pelas daminhas, que vão ser responsáveis por segurar a calda do vestido. Quando o pai entregar a noiva nas mãos do noivo, o ritual de casamento evangélico se iniciará.

Ritual de casamento

O Pastor fará uma oração introdutória, seguida por algumas citações bíblicas para dar início a cerimônia de casamento evangélico. O Pastor pode fazer uma introdução, contando um pouco da história de vocês e sobre como resolveram se unir em um casamento cristão. É necessário que os noivos trabalhem junto com ele antes da cerimônia para que esse texto fique personalizado e incrível.

Momento de oração

Em seguida, o pastor pedirá para que o casal fique de pé e abençoará as alianças, que devem ser trazidas pelo responsável (elas também podem entrar na igreja só nesse momento, se os noivos preferirem). O pastor entregará as alianças ao casal para que eles as troquem, repetindo a oração que o pastor pedir. É o noivo que coloca primeiro no dedo anelar da noiva, depois ela repete o gesto.

A oração pode sofrer adaptações de acordo com o pasto, mas a mais usada em casamento evangélico é parecida com esta:

Pastor: “(Nome do noivo), você promete, diante de Deus e destas testemunhas, receber (nome da noiva) como sua legítima esposa, para viver com ela, conforme as leis de Deus sobre o casamento?”.

Noivo: “Sim”.

Pastor: “Promete amá-la, honrá-la, cuidar dela na enfermidade ou na saúde, na riqueza ou na pobreza, e manter-se fiel a ela enquanto vocês viverem?”

Noivo: “Sim” 

Então, o noivo deve repetir o que o Pastor falar, que normalmente é algo como: “Ao colocar essa aliança em seu dedo, uso-a como símbolo de nossa união e me caso com você. Nossos corações tornam-se unidos, assim como nossa vida. Você agora é participante de todos os meus bens e parte da minha caminhada”.

Ao terminar essa oração, ele pode colocar o anel no dedo da noiva, enquanto o Pastor faz uma oração final, onde pede à Deus que a aliança seja um símbolo eterno do amor dos noivos.

Ritual de casamento troca de alianças

Posteriormente, o mesmo processo se repete com a noiva, que deve prometer as mesmas coisas que o noivo e fazer a mesma declaração sobre a aliança. O pastor também fará uma oração para finalizar, enquanto ela coloca a aliança no dedo de seu noivo.

Enfim, o Pastor declarará os noivos como marido e mulher, conforme as leis divinas e as leis do homem (só no caso dele também ser juiz de paz). É claro que, nesse momento, ele também incitará que o noivo beije a noiva, em seu primeiro beijo como casados. O público é incentivado a aplaudir o verdadeiro amor na cerimônia de casamento evangélico.

Para terminar a parte do ritual de casamento evangélico, o pastor puxa uma nova oração, incentivando os recém-casados a darem as mãos e rezarem juntos. Nesse momento, os recém-casados e o pastor vão rezar pedindo benção para a união recém-realizada, orando para que Deus sempre esteja presente em suas vidas e para que o amor seja sólido, forte e verdadeiro, fundamentado nas graças do Senhor. Uma oração muito linda nesse cerimonial de casamento evangélico.

Por fim, o pastor pedirá uma salva de palmas para o novo casal e os convidará a assinar as atas de casamento civil, junto com as testemunhas escolhidas. Mas não pense que a cerimônia de casamento evangélico acabou! Ainda temos o encerramento, última etapa.

Encerramento

Os noivos podem fazer alguma surpresa um para o outro ou para os convidados no início da etapa de encerramento do casamento evangélico. Podem escolher alguma música evangélica para cantar, começar um louvor coletivo ou até mesmo apresentar algum tipo de vídeo sobre a vida dos dois. A única recomendação é que seja uma apresentação curta para não estender muito a cerimônia de casamento evangélico e cansar os convidados.

O Pastor, então, puxará uma oração de encerramento, na qual todos os convidados devem estar de pé e esticar as mãos para pedir bênçãos para o novo casal. Um momento muito emocionante no casamento evangélico. A oração rogará a Deus para que o casal sempre viva na paz e no amor de Cristo, seguindo os mandamentos e que o novo lar construído siga sempre as palavras de Deus.

Pede-se ainda para que o lar seja sempre cheio de graças, não só naquele dia, mas para todo o sempre. Todos os presentes na cerimônia de casamento evangélico são convidados a dizer amém.

Encerramento da cerimônia

Portanto, dá-se início a saída dos noivos. O casal deve ser o primeiro a sair do altar, seguido por daminhas, pajens, padrinhos e pais. Espera-se que os convidados estejam com arroz na saída da igreja, mas isso não é obrigatório. O arroz também pode ser substituído por todo tipo de confete, o importante é fazer festa e parabenizar os noivos pelo lindo cerimonial de casamento evangélico.

Assim, dá-se como encerrado o roteiro de casamento evangélico. Como dissemos, é possível que ele sofra alterações, desde que elas sejam aprovadas pelo pastor que vai conduzir a cerimônia. Lembre-se de conversar com ele sobre o que deseja que ele diga e faça durante o casamento evangélico.

Ele ainda tem livre arbítrio para formular as orações e bênçãos, mas certamente vai levar o que os noivos desejam em consideração, especialmente para os textos livres, onde fala sobre os dois e sobre como é o dia-a-dia em um casamento cristão. O importante é alinhar todos os pontos com o condutor da cerimônia desde o início, assim tudo sairá conforme o planejado.

E então, o que você achou do nosso roteiro evangélico? Esperamos que nossa explicação sobre o cerimonial de casamento cristão tenha sido útil e diminuído sua ansiedade. Temos certeza de que sua cerimônia de casamento evangélico será de muito bom gosto e capaz de emocionar todos os seus convidados! Por favor, compartilhe conosco suas impressões e opiniões sobre casamento cristão! Como será o seu? Quais foram as adaptações que você fez no roteiro do cerimonial de casamento evangélico? Esperamos seus comentários. 

Por fim, inscreva-se em nossa newsletter e receba, com antecedência, nossos conteúdos exclusivos.

Publicações relacionadas

sorteio topo de bolo

Mais Dicas - Há aproximadamente 1 ano

Sorteio: Ganhe um Lindo Topo de Bolo Casal de Pombinhos

Chuva de arroz

Mais Dicas - Há aproximadamente 2 anos

Chuva de arroz: 7 ideias para embalar e entregar aos convidados

pedido

Mais Dicas - Há aproximadamente 3 anos

Pedido de casamento: 7 maneiras criativas e surpreendentes para fazer o pedido

Comentários