Mini guia: o roteiro da cerimônia de casamento na igreja

Há mais de 2 anos

Mini guia roteiro completo na cerimônia

O casamento na igreja é um dos mais desejados por quem vai se casar. Trata-se de uma opção bastante tradicional e repleta de emoção para os envolvidos, uma vez que esse tipo de cerimônia requer a participação de todos: familiares, amigos e padrinhos. Por isso, é elementar entender e seguir os passos para uma realização perfeita.

E, para isso ser possível, algumas etapas são essenciais: o cortejo de entrada, a celebração, o rito matrimonial, o sim, a troca e a benção das alianças, as assinaturas, bem como o cortejo de saída. Você já se planejou no intuito de organizar essas etapas?

Pois bem, nesse contexto, é importante planejar todos esses detalhes com antecedência. Primeiramente, decida em qual igreja irá se casar. Converse com o sacerdote sobre o roteiro de casamento, as suas sugestões para a ocasião e o que pode ser feito ou não. Afinal, a cerimônia deve estar em concordância com as suas expectativas, mas alinhada com a liturgia na qual será feita.

Após essas resoluções, elabore o seu plano de forma cuidadosa e detalhista. Desse modo, você não deixará escapar nenhum pormenor e conseguirá também orientar com propriedade os demais participantes. Todos precisam estar afinados para não haver dúvidas nem inseguranças no dia de seu casamento.

Para essa finalidade, a nossa recomendação é fazer, efetivamente, um roteiro escrito com todas as fases do casório. Isso vai ajudar muito a organizar o papel de cada um, o momento de cada ação, bem como listar o que precisa ser providenciado.

A fim de facilitar esse processo, elaboramos um mini guia com o passo a passo para a sua  celebração de casamento na igreja ser inesquecível. Então, agora, vamos apresentar todos os elementos necessários no seu enlace religioso. Muita atenção e vamos em frente!

Mini guia: o roteiro de casamento católico definitivo para uma linda cerimônia

  O ponto de partida do casamento na igreja: o cortejo de entrada

A entrada sempre é emblemática: a passagem da família, noivo, padrinhos, madrinhas, damas, pajens e, finalmente, a chegada da noiva. Nesse cenário, os primeiros a entrar são os casais de padrinhos, seguidos da mãe da noiva e do pai do noivo. Depois, o noivo entra com sua mãe e, consequentemente, chegam as damas e os pajens.

cortejo de entrada

A grande estrela, a noiva (normalmente acompanhada de seu pai), encerra a procissão. Diante disso, é fundamental que - com o objetivo de fazer um belo cortejo - os ensaios sejam marcados próximos à data do casamento. E não esqueça: tudo tem que ser acordado antecipadamente com os participantes para que o desempenho de todos seja exemplar. Jamais deixe isso para a última hora!

Importante: em caso de pais separados, a regra continua a mesma para os cônjuges. Nesse dia, deve-se manter a cordialidade em prol da felicidade do filho ou da filha. Ou seja: eles podem e devem permanecer juntos durante o casório.

No entanto, se esses pais forem falecidos, existem algumas alternativas. Em se tratando do noivo, ele pode entrar com alguma parente próxima (tia, irmã ou madrinha de batismo, por exemplo), sem problemas.

No que se refere à entrada da noiva, ela pode, sim, ser conduzida por um tio, padrasto ou irmão. Porém, se a mesma desejar entrar sozinha não há qualquer impedimento. Neste caso, em seu casamento na igreja, a noiva deve se sentir completamente à vontade para decidir.

A celebração de casamento: como pode ser, o que deve ser planejado e personalizado

A celebração é uma questão que deve ser muito bem avaliada no roteiro de casamento. Isso porque ela pode ser realizada com ou sem missa. A diferença, nesse caso, é que - nesta última opção - não há a liturgia eucarística, apenas a distribuição das hóstias.

celebração

A decisão sobre essa escolha deve ser feita pelos noivos junto ao padre. E vai depender bastante de  alguns aspectos, a exemplo do tempo da celebração e até do comprometimento religioso do casal. Com isso resolvido, é necessário também acordar com o celebrante o que é permitido ser personalizado. Músicas, ofertas, orações, homenagens, leituras bíblicas e até um missal exclusivo são possibilidades.  

Algumas pessoas que vão se casar também decidem por passagens bíblicas específicas, cantos religiosos de sua preferência ou até se a cerimônia será em um espaço fechado ou ao ar livre. Nesse sentido, caso você ainda não tenha referências do quer deseja, pesquise alguns casórios semelhantes, nos quais será possível ter uma noção do que é executável.

Enfim, casados: o rito matrimonial, o consentimento, a troca e bênção das alianças

O rito matrimonial é a parte dentro da celebração destinada à oficialização do casamento na igreja. Ele ocorre em celebrações com ou sem missa, quando todos ficam de pé testemunhando as juras do casal. Estes reafirmarão o seu amor e o seu compromisso fazendo votos.

rito matrimonial casamento na igreja

Em paralelo, o padre vai questionar sobre o consentimento de ambos para o propósito da vida a dois. Por conseguinte, os mesmos confirmarão as suas intenções unindo as mãos direitas.

Em seguida, é feita a benção das alianças, quando as daminhas e pajens as entregam. Pronto: é neste instante que o noivo e a noiva se tornam marido e mulher. Por conta disso, é tão especial e sublime. Feito isso, o celebrante conclui o rito de matrimônio e dá continuidade à missa ou com à celebração.

O encerramento da cerimônia: liturgia final para a conclusão do casório

Após o rito matrimonial, o consentimento, a troca e a benção das alianças, o sacerdote dará continuidade à celebração. A partir deste ponto, o roteiro de casamento vai em direção ao encerramento, que contempla a oração universal, a liturgia eucarística e a bênção nupcial. Neste quesito, o celebrante estende sua mão sobre os recém-casados a fim de invocar uma proteção especial para eles. Depois, continua com a comunhão, a reflexão após a mesma e, finalmente, a bênção final para todos os presentes.

Assinaturas: momento de documentar a união

O momento das assinaturas é a próxima etapa. Os papéis de oficialização da união são assinados pelos noivos, padrinhos e sacerdote. Em geral, essas assinaturas ocorrem na sacristia ou na frente dos convidados. Caso sejam na presença de todos, como é comumente, é recomendado uma mesinha para isso, pois as assinaturas não podem ser  feitas sobre o altar.

O cortejo de saída da igreja: a finalização de um sonho

Enfim, o cortejo de saída é feito em ordem contrária ao de entrada. Os noivos são os primeiros a sair. Os pais da noiva e os do noivo vêm depois. Os padrinhos são os próximos a se dirigirem  à porta ou saída. Contudo, essa ordem no roteiro de casamento é flexível e pode ser modificada a depender do local do evento ou se o casal quiser fazer a famosa chuva de arroz no lado de fora da igreja. A escolha é sua!

Com este post, buscamos orientar você na organização do seu casamento na igreja. Mesmo com o auxílio de um cerimonialista, é imprescindível que, especialmente, as noivas tenham o conhecimento completo sobre  todos os detalhes e façam um planejamento minucioso para o evento.

Conforme citamos no início deste texto, alguns itens são adaptados de acordo com a sua preferência. Outros, no entanto, cumprem rigorosamente as demandas da religião. Por essas razões, é extremamente necessário dialogar bastante com com o padre a fim de alinhar todas as etapas do enlace religioso.

Daqui em diante, participe ainda mais desta conversa. Comente, compartilhe as suas opiniões, dúvidas e planos. Será um prazer contribuir na realização do seu grande dia.

Também aproveite a oportunidade e acesse o nosso guia de fornecedores. Lá, será possível   conhecer uma lista de empresas selecionadas. Todas possuem os certificados do Procon e Reclame Aqui, o que demonstra total transparência sobre os serviços prestados. E lembre-se: inscreva-se  em nossa newsletter para receber conteúdos novos e exclusivos sobre casamentos.

Imagens via Cláudio Azevedo / Leonardo Pacheco

Publicações relacionadas

Looks das convidadas de casamento Marina Ruy Barbosa e Xande

Mais Dicas - Há quase 2 anos

Casamento Marina e Negrão: 15 convidadas que mais arrasaram em seus looks

Dj Alok e Romana se casam

Mais Dicas - Há 7 meses

Casamento mais cedo da história! Dj Alok e Romana se casam ao amanhecer aos pés do Cristo Redentor

balões no casamento

Mais Dicas - Há mais de 5 anos

8 maneiras de deixar seu casamento lindo usando balões

Comentários