Sousplat: o que é e como usar no seu casamento

Há quase 2 anos

Sousplat para casamento

O sousplat invadiu recentemente o mundo dos casamentos, mas já chegou com força total. Se você nunca ouviu falar deles, é hora de se atualizar! O sousplat é uma nova versão do jogo americano, mais moderna e elegante. Suas funções incluem ficar em baixo dos pratos para decorar e servir como determinante dos lugares de cada convidado. Eles também servem para evitar que o prato deslize e para facilitar o trabalho dos garçons. 

Sousplat para mesa

O mais comum é um jogo americano redondo, pois é o que ocupa menos espaço e é mais fácil de combinar com o restante da decoração. Porém, não é uma obrigação. Você pode usar um sousplat quadrado ou em outros formatos, de acordo com a sua intenção e com o estilo da sua festa. Vamos te contar os cinco estilos mais usados nos casamentos e, no final, ainda te ensinar um tutorial básico de sousplat diy.

1 – Sousplat vintage

Não precisa nem dizer que o sousplat vintage é o casal perfeito para um casamento vintage, não é mesmo? Ele combinará perfeitamente com a decoração, visto que costuma ter tons mais monocromáticos ou estampas específicas de algo que tenha a ver como a festa, como Paris antiga. Eles também podem ser feitos de renda, o que combina muito não só com um casamento vintage, mas com todo tipo de casamento mais clássico. 

Sousplat vintage

Fica um show adicional se o vestido da noiva também for rendado. É uma ótima opção para alegrar sua festa vintage e combinar com tudo perfeitamente! Além disso, pode até mesmo servir de lembrancinha para seus convidados após utilização! Assim você alegra sua festa e, de quebra, ainda decora a casa de seus amigos e familiares! Quem não adora uma lembrancinha vintage?

2 – Sousplat rústico 

O sousplat rústico é o ideal para ser usado em um casamento no campo ou em um casamento ao ar livre. Ele normalmente é feito de um barbante bem grosso ou corda de sisal, enrolada bem justinha. Costuma ser finalizado com uma mão de verniz, mas também pode ser mantido em sua versão fosca.

Sousplat rústico

O sousplat rústico fica uma graça, especialmente se ele seguir um modelo de jogo americano redondo. O sousplat rústico também pode ser de madeira, normalmente escurecida, de mdf (Medium Density Fiberboar, um tipo de madeira de baixa densidade que já vende em formatos pré-prontos ou quase prontos) ou até mesmo de palha. Há quem também aposte em uma versão feita de jornal, que poder ser uma ótima opção de sousplat diy.

Se seu desejo for fazer um sousplat diy é necessário angariar ajuda entre as amigas, madrinhas e familiares, pois o trabalho é intenso. O resultado, é claro, vale muito a pena! Logo, peça ajuda para aquelas amigas mais prendadas, reúnam-se com antecedência e divirtam-se colocando a mão na massa! Não há nada melhor do que saber que você fez parte da decoração de seu próprio casamento ou do casamento de alguém muito especial para você.

3 – Sousplat de tecido

O maior detalhe do sousplat de tecido é a sua estampa. É ela que vai dar cor a mesa e ao seu casamento e, por isso, precisa ser escolhida com muita cautela. A base de um sousplat feito de tecido é, normalmente, um prato grosso de isopor, daqueles que encontramos em qualquer papelaria de grande porte ou casa de artesanato. Dessa forma, também pode ser uma ótima opção de sousplat diy para os noivos que estão querendo uma cerimonia mais barata e com menos convidados.

Sousplat de tecido

O que vai dar a graça no seu jogo americano redondo será o tecido utilizado para fazê-lo.

A estampa pode variar conforme o tema da sua festa, podendo ser realmente estampada ou monocromática, considerando seu desejo e sua decoração. Existem artesãos especializados em fazer sousplat de tecido, mas com um pouco de cuidado e de boas intenções é possível fazer um sousplat diy muito bonito com tecidos que você mesma pode escolher na malharia mais próxima da sua casa.

4 – Sousplat de crochê

O sousplat de crochê é o novo queridinho do mundo dos casamentos e fica lindo com qualquer tema de cerimônia. Ele é clean, elegante e pode ser feito de acordo com a vontade dos noivos, com cores e tamanhos variados. Muitos artesãos já tem sousplat de crochê pré-prontos, mas também é possível encomendá-los, desde que seja com antecedência. Assim você pode ter certeza que a cor, o tamanho e o ponto utilizado são de seu gosto.

Sousplat de croché

O sousplat feito de crochê fica uma graça em qualquer ocasião e normalmente tem formato de jogo americano redondo.

Se os noivos forem prendados ou tiverem familiares e amigos que gostam de fazer crochê e tenham experiência, também pode ser uma ótima opção de sousplat diy. No entanto, lembre-se: é um serviço muito trabalhoso e precisa ser começado com bastante antecedência para evitar erros e estarem todos prontos no grande dia.

5 – Sousplat reciclado

O sousplat reciclado pode ser a melhor opção de jogo americano para aqueles que querem investir em uma decoração feita à mão. O sousplat reciclado é o perfeito sousplat diy, pois trabalha com materiais reciclados para sua confecção, como jornais, papelão e até mesmo itens que você nem imagina como CDs de vinil.

Sousplat feito de jornal

Se for apostar em um sousplat diy é necessário planejar com antecedência e enxugar a lista de convidados, para que seja possível confeccionar tudo sem problemas.

Sousplat DIY: cordas e barbantes

Vamos te ensinar a fazer um sousplat DIY com materiais que você já tem em casa ou que você pode encontrar facilmente em suas lojas locais. O resultado final será um jogo americano redondo, com utilização em qualquer tipo de casamento, mas especialmente em casamentos com temática rústica. Você vai precisar de:

  • Cola quente
  • Corda grossa, do estilo de juta ou sisal
  • Barbante rústico

Vamos, então, ao passo-a-passo:

A primeira etapa é dar um nó na ponta da corda escolhida. Tome cuidado para que o nó seja bem forte e não ceda. Ele será a base de todo o resto do seu trabalho e a última coisa que você vai querer é que todo ele desmanche perto do final, não é mesmo?

Sousplat DIY

Depois, você deve começar a enrolar a corda em volta desse nó, da forma mais justa que você conseguir. Só assim você será capaz de garantir que não haverá buracos entre as cordas. Cole uma corda na outra usando a cola-quente. Cuidado para não se queimar e nem deixar a cola escorrer para o restante do trabalho.

Dependendo da grossura da corda utilizada, o número de voltas que você vai precisar dar em volta do nó para criar um jogo americano redondo vai variar. Sendo assim, fique com um prato que você pretende usar na cerimonia do seu casamento ou um do mesmo tamanho sempre a mão, para que você possa medir o tamanho desse sousplat diy. Nós estimamos que seja por volta de 15 voltas.

Para finalizar, use o barbante rústico para amarrar a última parte enrolada da corda na camada anterior da mesma corda. Dessa forma, você poderá garantir que ela ficará no lugar exato, além da já utilizada cola-quente. Atenção: dê um nó bem apertado para que o trabalho fique bem finalizado e não se desfaça. O barbante rústico também serve para dar o toque final no seu sousplat.

Você pode ainda optar por usar verniz na corda depois que o trabalho já tiver secado. Isso garantirá uma cor mais bonita e brilhante para seu jogo americano redondo. Além disso, diminuirá as chances de farpas escaparem da corda e pararem nos dedos dos seus convidados.

Pronto! Seu sousplat está pronto para utilização. Agora que você já sabe como fazer um sousplat diy é só colocar a mão na massa e fazer vários para a decoração do seu casamento que está para chegar!

Já sabe qual é o sousplat ideal para o seu casamento? Talvez seja um jogo americano mais simplificado, ou um jogo americano redondo, mas desejamos que nossas dicas sobre sousplat te ajudem a escolher melhor. Por favor, compartilhe conosco suas impressões e opiniões sobre sousplat! Aproveite e conheça o nosso guia de serviços, onde selecionamos alguns profissionais de confiança que podem ajudar a escolher seu sousplat ideal e confeccioná-lo para sua grande festa.

Por fim, inscreva-se em nossa newsletter e receba, com antecedência, nossos conteúdos exclusivos.

Imagens via Bem Florido / Lu Tranchesi / Blog Michele Mayrink / Pinterest / For me for my house

Publicações relacionadas

Dicas para economizar na decoração de casamento

Decoração - Há 3 meses

10 dicas para economizar na decoração de casamento

casamento verde limão e branco

Decoração - Há aproximadamente 4 anos

Decoração para casamento nas paletas verde limão e branco

marsala para casamento

Decoração - Há quase 4 anos

A cor dos casamentos em 2015: arrase com o Marsala!

Comentários