8 dicas indispensáveis para a escolha da sua temática de casamento

Há quase 5 anos

casamento tematico

Todo casamento precisa ter um conceito. Ele pode não ser necessariamente temático, mas deve ter uma ideia que estruture as escolhas dos noivos.

Este conceito estrutural é o tema do casamento. Não é fácil decidir a dois qual é a temática ideal para a cerimônia e para a recepção do casamento. Há muito detalhes implícitos na escolha.

Conheça 8 dicas indispensáveis na escolha da temática do seu casamento e conheça alguns detalhes a considerar na sua decisão.

Estilo do casal

É claro que ambos os noivos possuem personalidades e preferências distintas. Contudo, é preciso chegar a um consenso. A boa notícia é que o que os fazem ser um casal é provavelmente um estilo em comum – o que torna as coisas mais fáceis. Se o casal é mais tradicional ou religioso, uma celebração com toda a pompa e glória que a ocasião exige pode ser a decisão mais acertada.

Se o casal é jovem e descolado e não liga muito para as convenções, um casamento indie ou rock vintage podem ser temáticas interessantes. É importante que o gosto de ambos seja considerado nesta decisão.

Estilo do casal

Orçamento

Orçamento é algo muito importante a se considerar na escolha da temática de casamento. Se o dinheiro anda curto, não é preciso realizar um casamento para 800 pessoas na igreja mais requisitada do país. Um orçamento curto jamais impediu alguém de realizar o sonho de se casar.

Tudo é uma questão de bom senso: se o casamento dos seus sonhos foge ao seu orçamento, adapte-o à sua realidade. O mercado deste setor possui hoje milhares de opções de qualidade para você escolher a temática que sempre quis e realizar uma festa fabulosa.

Algumas temáticas possuem até um baixo orçamento, como a temática havaiana, o casamento de fazenda ou country, tema indie, entre outras.

Tema fazenda

Horário e ambiente

Se você fizer a cerimônia civil ou religiosa no mesmo local da recepção, provavelmente economizará mais. Por exemplo, se o seu casamento é no fim de tarde na praia, como num luau ou casamento havaiano, a recepção pode ser no mesmo espaço, sem o deslocamento dos convidados – é prático e mais barato.

No caso de um casamento matinal ao ar livre, em um clube campestre ou fazenda, por exemplo, os convidados devem ficar para o almoço e para o café da tarde. Este caso, uma tenda, um restaurante no local ou área interna poderão acomodá-los.

Horário e ambiente

O ambiente disponível define e muito o tipo de tema do casamento. Um luau só pode ser à noite. Um casamento no inverno deve ser em um local quente e agradável. Se decidir fazer um casamento ao ar livre, deve considerar um plano B se estiver chovendo.

Tipo de convidados

Nem todos os convidados entram no tema da festa. Se a maioria de seus convidados for de idosos, poderá ter atrito na percepção do conceito rock vintage por exemplo.

O casamento havaiano é divertido e intimista, mas o tema deve ser avisado com antecedência para que os mesmos venham vestidos a caráter. O mesmo vale para quem mora longe e precisa se hospedar na cidade.

Tipo de convidados

As temáticas mais simples, sem perder o glamour que a ocasião exige, é ainda a melhor opção para quem possui convidados bem diversos e um orçamento a seguir.

Tempo disponível

A data do casamento já está chegando e você e seu par ainda não escolheram o tema da sua festa? A sugestão novamente é a simplicidade.

Se você não vai ter tempo de preparar um casamento nas temáticas conto de fadas ou medieval, por exemplo, que exige um tempo bem grande de preparo e disposição de todos os fornecedores, faça um casamento na mesma temática em escala menor ou repense o seu casamento para uma segunda opção mais flexível e prática.

Tempo disponível

Lembre-se que um casamento temático muitas vezes exige tempo de organização e deve estar de acordo com as datas dos locais e organizadores do evento.

Sonho antigo

Se você sonha desde criança em se casar sob um determinado tema, acredite, se possível, nesta escolha. Não há nada pior do que o desejo frustrado de um casamento que ocorreu de uma forma que você não quis.

E mesmo que o seu sonho seja caro e o orçamento curto, sempre dá para recriar a mesma temática com um pouco mais de jogo de cintura e organização. E se não há tempo para realizar tudo da forma como você quer, adie a data.

Sonho antigo

Estação do ano

Um casamento havaiano no inverno, mesmo que seja em um espaço fechado é estranho e muitas vezes inviável. Assim, como um casamento de inverno em pleno verão brasileiro com esculturas e gelo ao sol a pino não combina nem um pouco.

Estação do ano

Neste caso, ou mude a data ou mude a temática. E se mudar, reveja também não apenas a decoração, mas o cardápio – cada temática e cada estação do ano tem uma sugestão apropriada de comidas e bebidas.

O mesmo vale para casamento à noite e de dia. São estes detalhes que podem comprometer o seu orçamento e o andamento do casório.

Tenha ideias criativas

Há muitos temas de casamento em que você pode realizar você mesmo, de forma simples e delicada, com pouca ou nenhuma ajuda, gastando bem pouco. Um casamento de jardim, como aqueles casamentos americanos, requerem pouco espaço, são estilosos e ficam na memória dos convidados por serem intimistas e cativantes.

O local deve comportar todos os seus convidados. É ideal fazer a recepção à noite. O bufê sairá mais em conta – e desta forma você poderá investir em qualidade e sofisticação. Uma plataforma de madeira poderá servir de pista de dança.

Tenha ideias criativas

Luzes decorativas podem ser improvisadas, assim como uma tenda (em dias de chuva) e um gazebo, para que os convidados descansem e se divirtam. Uma banda, quarteto, DJ ou até o som eletrônico são opções para um casamento intimista.

Pesquise sempre!

Pesquise muito antes de decidir. Leve em conta todas as informações acima descritas. Não escolha um tema da moda pela falta de opção ou apenas para surpreender as pessoas que pretende convidar. A escolha do tema do seu casamento deve ser original e de acordo com a personalidade do casal.

Imagens via Rock N Roll Bride / Pinterest

Publicações relacionadas

Casamento anos 70

Temática - Há mais de 4 anos

Anos 70: 6 ideias para casamento no estilo sábado à noite

maneiras de entreter as crianças no casamento

Casamento - Há mais de 2 anos

10 alternativas para entreter as crianças no seu casamento

Halloween

Temática - Há mais de 4 anos

Tema de Halloween: 8 dicas para incrementar na sua festa

Comentários