Vestido para madrinha de casamento: todas as dicas essenciais para a escolha correta

Há aproximadamente 1 mês

Vestido para madrinha de casamento

Para comemorar a união do casal, é pensado todos os detalhes, seja no local onde será realizado a cerimônia, como os enfeites e decoração. E o vestido para madrinha de casamento vem ganhando destaque nesse conjunto de harmonias.

Antes, a noiva não se preocupava tanto com o estilo ou cor que as madrinhas irão para o casamento. A única exigência era ficar longe de modelos de festa extravagantes ou o uso de cores como o branco e preto. 

Mas, o vestido para madrinha de casamento é um dos detalhes que vem chamando à atenção, seja pela escolha de uma única cor ou até mesmo um estilo que favoreça a noiva. 

Vestido para madrinha

E quais detalhes você deve pensar na hora da escolha do vestido para madrinha de casamento?

Pensando nisso, separamos esse artigo que vai te ajudar a escolher cada detalhe do vestido de madrinha, tornando esse momento do casamento mais especial e único. 

O estilo do casamento: influencia ou não na escolha do vestido das madrinhas? 

Muitos casais buscam ornar todos os detalhes a fim de trazer harmonia para a data. Seja a decoração da mesa, os detalhes da cerimônia e etc. E o estio do casamento vem influenciando também a escolha do estilo do vestido das madrinhas

Isso porque, dependendo do local onde a festa será realizada, o vestido da festa precisa estar de acordo com a proposta que será passada. Um exemplo disso são casais que escolhem se casar na praia. Como sabemos, esse tipo de cerimônia exige um visual mais leve, e não seria adequado as madrinhas estarem com cores carregadas ou modelos extravagantes que possam fazer parte do contexto da ocasião. 

Isso vale também para eventos realizados ao dia ou à noite. Cada tipo de vestido tem uma oportunidade para aparecer, e nesse caso, é interessante a noiva saber qual modelo a madrinha está pensando em escolher e se ele vai fazer parte do estilo do casamento. 

Lembre-se que esse momento é dos noivos, e que as madrinhas são apenas mais uma peça para que aquele momento se tornar mágico. 

Vestido para madrinha de casamento: padronizar ou não a cor e modelo? 

Uma tendência americana que vem ganhando cada vez mais adeptos é o uso padronizado de modelo de vestido das madrinhas. Cada vez mais vemos casamentos onde a noiva escolhe uma cor para os vestidos das madrinhas, ou até mesmo um estilo único que deve ser usado por todas as selecionadas. Escolher uma cor ou não, ou mesmo modelo, vai do que a noiva espera para a ocasião.  

O que podemos deixar bem claro é que, nem todas as madrinhas vão ter o mesmo perfil físico, e isso pode atrapalhar na hora de compor o look. 

Padronização das madrinhas

Foto: Alexandre Magioni

Um exemplo disso são noivas que escolhem modelos com saia rodada para as madrinhas. Se uma das mulheres escolhidas for mais gordinha, esse modelo pode não ficar tão perfeito e assim causar um certo constrangimento, tanto a quem está vestindo, como a noiva que pode não gostar dos resultados finais. Se você tem dúvidas sobre looks para madrinhas plus size leia aqui o artigo completo sobre o assunto. 

Além disso, algumas cores combinam com uma tonalidade de pele mais do que outras. Assim, a noiva teria que verificar se vale a pena escolher uma única tonalidade para todas as madrinhas. 

Ou seja, escolher padronizar a cor e o modelo vai muito de cada pessoa, mas é importante analisar todos esses aspectos a fim de deixar o resultado final o mais perfeito possível. 

Cores do vestido para madrinha de casamento durante o dia e à noite 

Bem, um dos detalhes que o casal pensa na hora de preparar o casamento é qual momento ele será realizado, ou seja, se vai acontecer de dia, tarde ou a noite. 

E com essa informação em mãos, as madrinhas precisam saber quais as cores de vestido devem ser usadas para essa ocasião, baseado no horário escolhido. 

Manhã 

Sobre o comprimento, sempre consulte a noiva antes, mas no Brasil as noivas preferem o longo a fim de diferenciar as madrinhas do restante das convidadas.  

Nesse caso, invista na qualidade e na leveza do tecido. Evite tafetá, renda muito elaborada, brilho exagerado, predominância em transparências e brocados. Use cores em tons pastéis, como amarelo, rosa mais claro, verde água ou um azul bebê. Mas cuidado: evite branco ou bege muito claro, pois essas são as tonalidades da noiva. Além disso, se for do seu gosto, busque por estampas menos chamativas e com design floral.

Tarde

As regras são bem parecidas com o casamento pela manhã, mas, nesse horário, já podemos inserir cores um pouco mais fortes, um leve brilho e bordados. Tons claros continuam sendo super bem-vindos e o estampado também é aceito. Nesse caso, o coral, o vermelho rosê, amarelo, azul mais claro, verde com tonalidade mais clean e tons terrosos podem fazer parte do look. 

Vestido de madrinhas para casamento a tarde

Foto: Vinicius Bogaz Fotografia

Noite  

Esse é o momento certo para o uso de modelo mais elaborado do vestido para madrinha de casamento. Aqui vale caprichar mais nos bordados, apostar no cobre e dourado. Uma ótima opção são os modelitos que encima têm bastante brilho e na parte de baixo são mais neutros. Cores mais fortes e escuras são super bem-vindas, mas não use o preto, a não ser que esta seja a cor que a noiva tenha escolhido. 

Vestido de madrinha para casamento a noite

Foto: Alexandre Magioni

Aqui você pode usar um vinho, vermelho púrpura, marrom escuro, azul royal, um verde mais forte e outras tonalidade que sigam essas características. Mas não se esqueça: quem tem que brilhar é a noiva e não as madrinhas.

Se você quiser saber mais sobre cores que são tendências para vestidos de madrinhas, leia este artigo completo sobre o assunto.

O que fazer quando a madrinha não gosta da cor escolhida? 

Bem, nesse caso é tentar entender porque ela tem essa negativa com relação as cores. Será que a tonalidade da pele não desfavorece a cor escolhida? Assim como pessoas negras podem não se dar bem com cores fortes, mulheres mais claras podem se sentir apagadas com tonalidades mais claras, como dourado ou amarelo. 

Nesse caso, o importante é conversar e saber o motivo dela não gostar da sua escolha. Se o motivo puder ser ajustado, mostre para ela que esse momento é especial para você e que gostaria da presença dela com esse tipo de cor, fazendo ela enxergar que a cor não vai prejudicar e sim favorecer o seu estilo.

As cores que são tendência para cada estação do ano  

Para cada estação do ano, as madrinhas podem usar uma tendência de cor. Veja algumas delas 

Cores para o verão

Nude e rosa claro: Elegantes e delicados nudes e tons de rosa claro são cores que já têm feito sucesso e promete continuar arrasando na moda festa. Cria uma cartela de cores delicada e linda. 

Vestido para madrina rosa claro

Foto: Alexandre Magioni

Amarelo: Os vestidos amarelos são a cara do verão e está presente na maioria das coleções de moda festa deste verão. Pode ser usado tanto em casamentos diurnos quanto noturnos. 

Vestido amarelo para as madrinhas

Foto: Antonio Carlos Photograph

Dourado: Até bem pouco tempo, quase não víamos madrinha usando vestido dourado mas de uns tempos pra cá caiu nas graças das noivas. Deve ser usado apenas em casamentos noturnos.  

Azul: O azul da vez é o azul serenity (o clarinho) mas o azul tiffany é um clássico dos casamentos.

Azul tiffany para as madrinhas

Foto: Antonio Carlos Photograph

Verde: o verde água e o verde tiffany são duas apostas para a temporada primavera/verão. Alegres, são tons de verde que podem ser usados tanto durante o dia quanto à noite. 

Madrinhas de verde

Foto: Luciano Carvalho Fotógrafo

Cores para o outono 

O vermelho é uma das cores vibrantes que promete ser febre entre os vestidos para madrinha. Os detalhes em bordado e pedrarias dão muita elegância ao modelo, sem pesá-lo. 

Cores como o nude voltam a ser tendência e os tons mais claros pedem uma ocasião mais diurna. O dourado traz luxo e é ideal para casamentos mais elaborados. Os vestidos com fenda também são tendência para a próxima temporada e dão um tom de sensualidade e feminilidade. 

Cores para o inverno

Fúcsia: combinação de violeta com rosa, é uma cor moderna, jovem e combina com todos os tons de pele, sem contar que é uma cor que pode combinar com diferentes tonalidade da pele e dar personalidade.

Azul Cobalto: essa cor é vibrante e tem tudo a ver com casamentos. O resultado das fotos com suas madrinhas será no mínimo sensacional. 

Madrinhas de azul cobalto

Foto: Luciano Carvalho Fotógrafo

Rosa Quartzo: por ser um tom clássico, delicado e feminino, combina perfeitamente para o traje das madrinhas

Vermelho Marsala: para os casamentos no inverno, cores mais frias como o marsala são uma boa escolha para compor a cor dos vestidos das madrinhas de casamento

Madrinhas de marsala

Foto: Luciano Carvalho Fotógrafo

Lilás: assim como o marsala, o lilás faz parte do grupo de cores frias e invernais que as madrinhas vão adorar.

Marrom: por ser uma estação mais fria, cores quentes e terrosas passam a sensação de seriedade, e o marrom traz balanço e requinte a ocasião.  

Cores para primavera

Tons pastéis: paixão mundial que transformam qualquer vestido. Podem ser usadas nas cores rosas, azuis, laranjas e verdes, sempre em suas versões mais clarinhas, para criar um clima encantador.  

Laranja e rosa: bem alegre e jovial, a mistura de laranja e rosa é ideal para um casamento primaveril com pegada mais romântica, resgatando a atmosfera de contos de fadas.  

Vestido para madrinha de casamento rosa e laranja

Foto: Vinicius Bogaz Fotografia

Azul e amarelo: a mistura de azul e amarelo dá dinamismo e autenticidade, sendo uma das paletas de cores queridinhas das noivas brasileiras que escolhem o vestido das madrinhas um casamento ao ar livre.  

A cor da decoração do casamento influencia na escolha da cor do vestido para as madrinhas? 

Influencia sim, porque o que as noivas buscam hoje em dia é que todos os detalhes do casamento estejam em harmonia, e pensando nisso que elas estão buscando padronizar os vestidos da festa, seja com a mesma cor ou modelos iguais. 

Por isso, é sempre importante que a noiva fale para as madrinhas como vai ser o casamento, assim elas poderão ir atrás da cor de vestido que seja a cara do casamento

Se você escolheu padronizar, pense em todos os detalhes que combine com a roupa, decoração e outras coisas que faça parte do casamento. 

Muitas pessoas podem achar que tudo com a mesma cara é algo brega, mas pelo contrário. Isso torna a festa mais harmonizada e não um carnaval onde cada um achou ir da maneira que quisesse. 

Vestidos longos para casamento

É tradição no Brasil as madrinhas usarem vestidos longos para a ocasião. Isso porque ele representa seriedade e comprometimento com a data, além de um sinal de respeito ao ambiente onde é realizado a cerimônia (igrejas, templos e etc). Por isso, a dica para quem tradicionalmente busca esse tipo de vestido é agregar cor e modelo à peça, unindo requinte e bom gosto. 

Vestido longos para madrinhas

Foto: Luciano Carvalho Fotógrafo

Se a escolha for pelo longo, cuidado com a fendas ou aberturas laterais. Além disso, muitos vestido longos acabam deixando o decote à mostra, e nesse caso, é importante entender onde a cerimônia será realizada e se o casal de noivos não se sentirá incomodado com o vestido escolhido.

Vestidos curtos

Algumas madrinhas vem saindo do tradicional vestido longo para o uso de vestidos curtos. Essa tendência vem ganhando destaque em casamentos realizados durante o dia ou até mesmo em ambientes mais leves, como sítio e praia.

Vestido de madrinha curto

Foto: Luciano Carvalho Fotógrafo

Uma dica para quem busca os vestidos curtos é não abusar do comprimento. Nesse caso, o máximo é algo até um palmo a cima do joelho e com tecidos que não sejam grudados ao corpo.

Além disso, os vestidos curtos devem ser adotados para pessoas com pernas mais curtas que querem dar comprimento ao look.

Outro cuidado é com madrinhas mais cheinhas. Assim, o bom é ficar no tradicional longo, pois o tecido do vestido curto pode não favorecer as curvas e deixar o modelo extravagante e exagerado.

Modelos de vestidos de acordo com cada tipo físico  

Como já mencionamos, cada madrinha possui um tipo de perfil físico, e por isso, existe um modelo de vestido que se encaixa perfeitamente para cada estilo. Veja qual combina mais com o seu e faça a escolha perfeita: 

Madrinhas com perfil magro: devem preferir modelos de vestidos sociais com detalhes volumosos, agregando maior volume ao corpo. Vestidos com babados, plissados, drapeados e bordados - além de tecidos encorpados - são boas dicas. Os decotes em corte reto ajudam a dar maior volume. Além disso, abuse de estampas grandes, cores fortes ou claras e evite os tons escuros. Vestidos muito colados ao corpo também devem ser evitados. 

Madrinhas com perfil alto: o ponto forte é a elegância natural. Mas atenção para roupas super justas, que podem acentuar a falta de curvas. 

Nesse caso a dica é abusar de babados, drapeados, pregas, saias longas e rodadas, e tecidos com brilhantes, acetinados, que dão um efeito denso à silhueta. 

Madrinhas Plus size: para as madrinhas no estilo Plus size, a dica é ficar longe dos volumes e detalhes.

Vestidos com muitos babados, plissados e estampas não são indicados, evitando tecidos pesados e volumosos como o musseline, chiffon, tafetá, cetim ou veludos. 

Nesse caso, prefira os cortes verticais até o chão ou a cintura em ponta. Para as mangas, fique longe daquelas que apresentam muitos detalhes.  

Evite sapatos totalmente fechados, ou seja, prefira sandálias delicadas. Além disso, lembre-se sempre de manter boa postura, corpo e cabeça ereta. 

Madrinhas baixas: a dica aqui é não buscar vestido muito longos que cubra o sapato. Isso porque o resultado final poderá ser de uma pessoa mais baixa do que realmente ela é. Assim, tente vestido com caimentos mais rodados que possam gerar amplitude e não somente os retos.

Acessórios para complementar o look das madrinhas

Além de todos os detalhes com o vestido para madrinhas, é importante também pensar nos acessórios que podem acompanhar o look e dar um charme especial. Todos os complementos devem estar em harmonia com o traje da noiva e ao estilo de cerimônia.

Por isso, é necessário escolher acessórios com elementos discretos e elegantes. Pensando nisso, separamos algumas dicas:

Se a escolha for algo para o cabelo, busque algo delicado como grampos, ou fivelas. Além disso, se a escolha for pelo cabelo solto, faça uso de alguns brilhos para complementar o look.

Se a cerimônia do casamento for de dia, a dica é colocar apenas uma flor na lateral ou atrás da cabeça. Ela estará de acordo ao estilo da cerimônia, agregado a muito charme.

Outro acessório que pode dar um up ao vestido da madrinha, e um ar especial ao penteado, é o uso de uma tiara. As em pedra valorizam corte e o penteado, além de dar um ar mais leve ao look. No caso das jóias, faça escolhas por modelos pequenos com sutilezas e que gere harmonia e elegância necessária. 

Para os brincos, leve em consideração o desenho do vestido e a cor escolhida. Brincos dourados combinam com cores fortes como vermelho, azul e verde escuro. Já brincos prateados podem ser usados por vestidos florais (para casamentos a luz do dia) ou modelos com muito brilho;  

Já o tamanho dos brincos para vestido para madrinha deve estar de acordo com o horário da cerimônia. Modelos pequenos e médios, sem muito brilho e com cores alegres combinam com cerimônias durante o dia.

O colar precisa combinar com seu vestido e o comprimento deve ficar um pouco abaixo do pescoço. Para isso, evite os famosos Maxi Colares e busque algo mais discreto como gargantilhas, mini correntes e pingentes.

Uma outra ótima dica é adicionar um cinto ou faixa em strass para dar um pouco de brilho ao traje. Se prefere um look mais romântico, uma faixa com flores é bem vinda em casamentos ao ar livre. 

Nos Estados Unidos vem sendo comum as noivas presentearem as madrinhas com pulseiras corsages com mensagens para que elas usem no evento. Não é necessário ser conjunto, mas todos os acessórios devem combinar tanto em cor do metal como detalhes como pérolas, pedras naturais, dentre outros itens.

Além de todos esses detalhes, os sapatos também podem merecer uma atenção especial na hora de incrementar o look da madrinha. Cores neutras e básicas servirão para complementar um perfeito e elegante traje de madrinha. Mas, também é possível optar por colocar uma cor para quebrar o básico. 

Para vestidos longos, o ideal é usar brincos com pedras coloridas, porque elas deixam um ar mais alegre, faça uma aposta em um modelo com pedra e um brilhante pequenino, as cores dos vestidos devem ser fortes que são as melhores opções e os vestidos longos.

Para um casamento mais tradicional, a dica é usar colar e brincos clássicos nas cores bege, prata, rosa, dourado, vermelho ou nude. Nada de abusar demais com brincos, anel, pulseira e colar. Na hora de escolher, foque em uma única peça e não em todos os estilos possíveis. Isso vai atrair muita informação a você e tirar o foco dos noivos, que são os personagens principais do casamento. 

Muitas das peças usadas podem ser jóias de verdade e outras bijuterias. As bijuterias não precisam parecer que são joias, mas devem ser de boa qualidade. Assim, para parecer elegante, você não precisa usar uma jóia cara e de marca. Existe no mercado uma vasta quantidade de bijuterias de qualidade com valores bem acessíveis que podem tornar o look glamoroso e que passam a sensação de serem peças verdadeiras.

Onde alugar/comprar o vestido? 

Sugerimos alguns lugares onde você pode montar o vestido para a madrinha de casamento:

Como a sua opinião é muito importante pra gente, queremos saber se você tem alguma dica sobre a escolha do vestido para madrinha de casamento correto para compartilhar com a gente ou se gostou do artigo de hoje. Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de nos seguir em todas as redes sociais

Publicações relacionadas

cores poderosas para vestidos de madrinhas

Padrinhos e Convidados - Há mais de 1 ano

10 cores poderosas para vestidos de madrinhas

como escolher as madrinhas

Padrinhos e Convidados - Há mais de 2 anos

8 critérios para escolher suas madrinhas de casamento. O 3º é garantido!

oscar 2015

Padrinhos e Convidados - Há mais de 2 anos

Oscar 2015: 7 deslumbrantes vestidos de festa para as madrinhas se inspirarem

Comentários